Durante palestra realizada na ExpoSystems 2010, sob o tema "A internacionalização da indústria de feiras e exposições - ameaça ou oportunidade?", Anna John e Steve Monnington, da Mayfield Media Strategies, baseada em Londres, falaram sobre o movimento de fusões e aquisições pelo qual atravessa o setor de promoção comercial, sobretudo em países emergentes.
Nos países desenvolvidos, principalmente na Europa, as principais feiras e exposições já estão sob os guarda-chuvas de grandes grupos ou conglomerados ligados a instituições financeiras, o que cria uma grande barreira para este tipo de negócio.
"Vemos o Brasil e a Turquia como os países mais prósperos para incorporações e aquisições no setor de feiras e exposições. Dentro de alguns anos, também esperamos que o México e países da África integrem este grupo", revela Anna. "As empresas que atuam no Brasil têm de estar preparadas, pois, além de uma tendência irreversível, isto já é uma realidade", completa. Um claro aviso para que as empresas do mercado brasileiro se atentem à movimentação estrangeira e se preparem para se relacionar com grupos internacionais.
Os eventos pequenos, no formato que eles têm hoje, podem desaparecer, dando lugar a um padrão internacional. Se, por um lado, o preço do metro quadrado dos estantes pode subir, por outro, os promotores estrangeiros deverão atrair mais visitantes internacionais aos eventos. "Deveremos ver de cinco a seis lançamentos de empresas estrangeiras no Brasil nos próximos seis meses", finaliza Anna.
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