Brasil divulga destinos e realiza capacitação no estande da Fitur

Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participou do evento de forma virtual
Ministro Gilson Machado Neto participa da capacitação de representantes de destinos brasileiros durante a Fitur.

O estande do Brasil na Fitur, em Madrid, realizou na última quinta-feira (20.01) uma capacitação para detalhar destinos turísticos do país, com a participação do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, de forma virtual. O dia na feira também foi marcado por várias reuniões do presidente da Embratur, Carlos Brito, e da comitiva do MTur, que conta com a presença do chefe da Assessoria Especial, Rafael Luisi, e do chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais, Jorge Kadri.

Durante o evento de capacitação, promovido pela Embratur, vários representantes de regiões turísticas do Brasil mostraram seus atrativos e convidaram os presentes na Fitur a visitarem o país. Por vídeo, o ministro Gilson Machado Neto fez uma saudação aos participantes e ressaltou as qualidades nacionais. “Somos um caleidoscópio de opções para quem procura viagens e experiências no turismo. Natureza, sol e praia, gastronomia, cultura, ecoturismo, enoturismo, turismo náutico, tudo o que o turista procurar ele vai encontrar. ‘You want it, you got it!’”, afirmou o ministro.

O presidente da Embratur, Carlos Brito, agradeceu a presença de todos no estande. “Que todos possam conhecer e desfrutar dos destinos incríveis que temos no Brasil”, disse. Na parte da manhã, a comitiva do Brasil teve encontros com entidades que tratam de inovação no turismo e que foram representadas pela Turespaña (Escritório de Turismo da Espanha) e a Segittur, empresa estatal dedicada à promoção da inovação e das novas tecnologias no turismo, bem como ao apoio a iniciativas empresariais ligadas ao setor.

PARCERIAS - Na parte da tarde, representantes da Embratur e do MTur tiveram encontros para alinhar parcerias, estreitar laços com outras nações e tratar da promoção do país. O empresário e ex-jogador de futebol Carlos Pérez, por exemplo, debateu a possibilidade de divulgar o Brasil por meio do esporte.

Em seguida, o presidente da Embratur e os representantes do Ministério do Turismo abordaram a divulgação mútua de destinos com o prefeito de Palencia (Espanha), Mario Simon Martin. Depois, se encontraram com Daniel Porlán e Mari Lozano, representantes do setor de patrocínios globais do Real Madrid. Houve uma proposta de parceria para a divulgação do destino Brasil pelo clube espanhol, que possui 97% de seus torcedores fora da Espanha.

Brito também se reuniu com Sérgio Litaiff Filho, presidente da Amazonastur, para discutir a promoção do estado e a importância de obras do MTur na região. Logo após, a comitiva brasileira recebeu Jordi Solé, representante do IFEMA (Instituição de Feiras de Madri) no Brasil; Jens Thraenhart, presidente da Barbados Turismo Marteking; Márcio Favilla, consultor de turismo, e Caetano Pestana, diretor de Relações Exteriores da Euro Atlantic Airways.

No final da tarde, a comitiva da Embratur e do MTur visitaram os estandes da Bahia, Ceará e São Paulo na Fitur. O presidente Carlos Brito concedeu, ainda, entrevista para a revista espanhola Inforturs e reforçou as potencialidades do turismo brasileiro.