A Noite de Gala do 28º Festival de Dança de Joinville terá o brilho e o romantismo do balé “Giselle”, apresentado pelos alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil com a participação dos solistas russos Dmitry Gudanov e Marianna Ryzhkina. Quem assina a versão coreográfica do espetáculo para a Escola Bolshoi é o mestre russo Vladimir Vasiliev, com remontagem dos professores russos da instituição e a direção de Sérgio Lobato.
Cerca de 80 bailarinos compõem o elenco desta, que é uma obra com quase 200 anos de história e uma das preferidas de Companhias de Balé do mundo todo. O balé “Giselle” sobe ao palco do Centreventos Cau Hansen dia 26 de julho, às 20 horas, como forma de homenagear os 10 anos da Escola Bolshoi em Joinville.
A tradicional escola russa volta a abrilhantar a Noite de Gala do Festival, após a edição de 2008, quando solistas do Teatro Bolshoi e bailarinos brasileiros da Escola apresentaram a “Grande Suíte do Ballet Don Quixote” no palco do Centreventos Cau Hansen.
Para a produção do espetáculo, o mestre Vladimir Vasiliev, que assina a remontagem do balé para a Escola Bolshoi, esboçou em pequenas telas a pintura que foi reproduzida em tecido para a composição do cenário. A cenografia retrata uma pequenina aldeia de camponeses por meio de pinturas feitas a mão, adereços confeccionados com couro e esculpidos em madeira. Os figurinos originais foram criados pelo famoso estilista francês Hubert Givenchy, e a estilista do Teatro Bolshoi de Moscou, Tatiana Artamonova, confeccionou os figurinos para a Escola Bolshoi no Brasil baseando-se nos originais.
Sinopse
Nobre representante do Movimento Romântico da dança, “Giselle” retrata a lenda das Willis e o amor da camponesa que dá nome ao espetáculo com o fidalgo disfarçado de aldeão, Albrecht. Hilarion, caçador da aldeia, apaixonado por Giselle, descobre toda a trama e desmascara Albrecht. Após saber da farsa, a ingênua jovem fica inconsolável, não resiste à decepção e morre, tornando-se uma Willi, alma das donzelas que morrem às vésperas do casamento.
O amor eterno de Giselle por Albrecht, que vem à noite visitar seu túmulo, o salva de ter seu espírito vital tomado pelas willis, fantasmas de garotas que morreram antes do seu casamento. Elas, então, obrigam-o a dançar até a morte. Giselle dança em seu lugar e, dessa forma, impede que Albrecht morra, quebrando o encanto das willis. O balé, principalmente em seu primeiro ato, requer um grande desempenho cênico dos bailarinos, quando todo o enredo é transmitido ao público por meio da dramaturgia.
Cia Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Em 2008 a Escola Bolshoi sentiu a necessidade de criar uma Companhia Jovem, para colher os frutos dos talentos desenvolvidos na instituição. A consolidação da Companhia Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (ETBB) responde à demanda por crescimento e desenvolvimento da dança no País. O padrão de excelência que os bailarinos da Cia. Jovem adquiriram desde sua formação, faz com que sejam reconhecidos em todos os seus trabalhos. A proposta é manter-se ativa em apresentações públicas constantes; seus artistas atuam como agentes formadores de plateia e incentivadores de novas gerações.
A Cia. Jovem ETBB comemorou no mês de março seu terceiro ano de atividades. A Companhia é formada por 15 bailarinos formados na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, e as aulas são ministradas pela professora e ensaísta Galina Kozlova, que foi uma das principais solistas do Teatro Bolshoi de Moscou.
Comentários