O resultado foi publicado no Diário Oficial do Município, nesta quarta-feira (22/05) e os recursos destinados pela empresa pública serão de R$ 1 milhão e contemplarão eventos no período de 1º a 30 de junho. De acordo com o presidente da Belotur, Mauro Werkema, os eventos aprovados no edital promovem a diversificação da oferta turística durante a Copa das Confederações.
“Estamos incrementando o nosso calendário turístico para que no período do evento esportivo tenhamos a oferta de eventos culturais e de outros característicos do Turismo de Negócios, que são eventos técnicos que possibilitam a geração de riqueza, ocupação hoteleira e distribuição de renda na cidade. Nosso objetivo também é propiciar ao turista que estiver na cidade um calendário variado de atividades para além das ofertas esportivas”, disse.
Os eventos que vão receber o auxílio financeiro da Belotur via edital são: Copa de Futebol Digital, Circuito Sabores Mineiros, Tour Week BH, CCCP Futebol e Arte, II Campeonato Mineiro de Impro, 6° Brasil Bier – Feira e Festival Nacional da Cerveja, 17° Encontro da Abrasel - Belo Horizonte, 11° Workshop Internacional de Endoscopia Digestiva e Gastrominas 2013, Festa da Música, Imagem dos Povos – Mostra Internacional e Minascom 2013 – 10° Encontro Unificado da Cadeia Produtiva da Construção.
O presidente da Belotur, Mauro Werkema, também apresentou hoje para o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, o plano de trabalho da empresa pública e alguns projetos em execução para o ano de 2013. Foi detalhado o novo organograma da Belotur, que redesenha as competências funcionais da empresa e, ainda, cria uma nova diretoria: Diretoria de Desenvolvimento do Turismo.
De acordo com Mauro Werkema, os trabalhos da empresa de turismo da cidade estão direcionados para melhorias tanto organizacionais quanto no apoio e na prestação de serviço e atendimento turístico. Nas atividades realizadas na empresa em 2013 já merecem destaque os editais de auxílio financeiros da Belotur que, até o final de junho, disponibilizam mais de R$ 3 milhões contemplando 39 eventos realizados na cidade. “Estamos incrementando e diversificando o calendário de atividades da cidade, contribuindo para a consolidação de Belo Horizonte como importante centro de turismo de eventos no país”, destacou o presidente.
Werkema lembrou ainda que a nova sinalização turística interpretativa foi instalada na Pampulha e inaugurada no último dia 16 de maio, durante as comemorações de 70 anos do principal cartão postal da cidade. Com aporte de recursos de R$ 550 mil, foram instaladas 68 placas trilíngues que orientarão tanto os turistas, quanto os moradores da capital.
Dentre as ações futuras, o presidente destacou o lançamento do Observatório do Turismo, uma publicação mensal que trará os dados estatísticos e sociométricos do setor turístico da capital mineira. E também o Calendário Anual de Eventos da cidade, que norteará as diretrizes para os planejamentos da cadeia de prestação de serviço turístico de Belo Horizonte.
Roteiros – Treze novos roteiros turísticos estão sendo formatados pela Belotur em conjunto com agentes e operadores de turismo para comercialização nos mercados nacional e internacional, diversificando e segmentando a oferta da cidade. Dentre eles: Da Tradição à Modernidade; As Três Capitais de Minas; Roteiro Gastronômico; Pampulha – Niemeyer; Distrito da Moda e Vida Noturna (By Night).
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