A Orquestra de Berimbaus, regida pelo maestro Fred Dantas, será o destaque baiano entre as manifestações artísticas. O Projeto Sempre Viva de Mucugê, Chapada Diamantina; a Coopercapoeira – Cooperativa do Pólo de Capoeira de Lauro de Freitas, Costa dos Coqueiros; e o Turismo Náutico na Baía de Todos os Santos – Conhecendo o Projeto Archemar, também serão apresentados durante o evento.
A Feira de Roteiros Turísticos, a Rodada de Negócios, a Vitrine Brasil, o Espaço Saber Fazer, o Núcleo de Conhecimento e a Área Comercial integram os diversos ambientes do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, que é promovido pelo Governo Federal, como uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização de roteiros turísticos desenvolvidos, segundo as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, que propõe a estruturação de roteiros turísticos integrados entre municípios. Pretende, também, reforçar a importância do novo modelo adotado de gestão participativa para a atividade turística, com base na competitividade e na inclusão social.
Objetivos - Apresentar, promover e incentivar a comercialização dos roteiros turísticos do Brasil, contribuindo para estruturá-los e qualificá-los de forma a alcançar os mercados nacionais e internacionais estão entre os objetivos do Salão, que também pretende: Renovar, fortalecer e ampliar canais de distribuição e comercialização dos roteiros turísticos; Promover a inclusão de novos participantes da cadeia produtiva no mercado turístico; Estimular a inserção dos produtos associados ao turismo - artesanato, gastronomia, manifestações artísticas, agroindústria familiar, entre outros - na estruturação dos roteiros turísticos; Sensibilizar o público visitante para a importância do turismo; Fortalecer o processo de regionalização do turismo no País; Institucionalizar e ampliar a integração e cooperação entre as Unidades da Federação, regiões turísticas e os setores público e privado; Disseminar e compartilhar informações, experiências e conhecimentos sobre a regionalização do turismo e outros temas relacionados.
Produtos - Através dos roteiros turísticos, o artesanato, a culinária e a cultura baiana serão divulgadas pela Bahiatursa e Secretaria do Turismo, juntamente com os parceiros Sebrae, Senac, Instituto Mauá, além da iniciativa privada, especialmente as agências de turismo receptivo e o setor hoteleiro. A Vitrine Brasil abrigará a produção associada ao turismo, com Lojas de Artesanato, Armazém da Agricultura Familiar (para apresentação e comercialização de alimentos e bebidas produzidos pelos agricultores familiares), espaço Saber Fazer (para os artesãos demonstrarem ao público o processo de produção). Exposição de Jóias e praça de descanso. Além de um espaço para apresentação das manifestações artísticas e gastronomia.
Negócios - A Bahiatursa em parceria com o Sebrae/Ba coordenam a Rodada de Negócios que terá a participação de Agências de Turismo Receptivo: Pataxó Turismo – Porto Seguro; Taipu Turismo – Barra Grande, Maraú; Peregrinos da Cultura Viagens e Turismo – Salvador; Terra Chapada Expedições – Lençóis; Shalom Tour Operator – Salvador; Prado Aventuras – Prado; Bahia Adventure – Praia do Forte, Mata São João ; Portomondo Adventure – Porto Seguro; e Hotel Recanto do Sol - Porto Seguro, em encontros pré-agendados com operadoras de turismo nacional e internacional . A Área de Comercialização é destinada a comercialização de produtos e serviços prestados pelos associados das entidades do Conselho Nacional de Turismo.
Música - Orquestra de Berimbaus é composta principalmente por mestres e contramestres de capoeira do município de Lauro de Freitas e regida pelo maestro Fred Dantas. Disposta como uma sinfônica erudita, a orquestra reúne três tipos de berimbaus, a violinha, o berimbau e o Gunga, do som agudo ao mais grave. A batida da paleta no cordão, a ressonância do dobrão e o eco da cabaça formam os toques de São Bento, Una, Angola e do Samba-de-roda, que segundo o maestro Fred Dantas não serão alterados para a composição do repertório da orquestra. "A orquestra montará músicas a partir dos toques originais, mantendo as raízes da capoeira", explicou o maestro. (VB)
Comentários