Para comemorar o Dia da Baiana (25),a Bahiatursa e a Secretaria de Turismo da Bahia, preparam uma ação promocional com o objetivo de homenagear as Baianas do Acarajé e divulgar a Bahia nos principais estados do Brasil. Baianas tipicamente trajadas irão recepcionar os passageiros em 12 aeroportos brasileiros com faixas chamando a atenção para a data, além de distribuir cocadas, fitinhas do Senhor do Bonfim e folhetos turísticos. Em Salvador, além da ação no aeroporto, haverá Missa e programação comemorativa no Pelourinho.
Em cada aeroporto duas baianas vão fazer a recepção dos viajantes. Em Salvador, serão 10 baianas, 5 pela manhã e 10 à tarde. Entre elas, se destacam Maria Emília Bittencourt e Jacira Nazaré, conhecidas por seus trabalhos em comerciais e para agências de viagens. Os 12 aeroportos possuem vôos para a Bahia. São eles: São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Manaus, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza. Na Bahia três aeroportos participarão da ação:Salvador, Ilhéus e Porto Seguro.
A Programação em Salvador
Na Igreja do Rosário dos Pretos, no Largo do Pelourinho, será realizada às 10h uma missa-afro, com direito a oferendas como acarajé e abará. Em seguida um cortejo segue até a Associação das Baianas de Acarajé e Mingau (ABAM), na Cruz Caída, Praça da Sé, onde ao meio dia participam de um almoço para 800 baianas, com muito samba de roda e brindes. A presidente da ABAM, Maira Lêda Marques, alerta para a importância dessa homenagem."O dia da baiana é um dia de auto-afirmação,para nos exaltar, mostrar nosso trabalho e a importância cultural de nossa profissão, que ultrapassa o trabalho apenas com o acarajé", diz Lêda.
Para a presidente da Bahiatursa, Emilia Salvador Silva, a Baiana do Acarajé é uma das mais importantes marcas da Bahia. "O seu sorriso e sua alegria, demonstram a hospitalidade do povo baiano. Este ano elegemos a Baiana do Acarajé como um dos ícones da cultura do nosso estado, com o troféu Axé de Turismo, durante as comemorações dos 40 anos da Bahiatursa",diz a presidente. "A baiana está sempre presente nos nossos eventos e a levamos aos quatro cantos do mundo. Em nossos estandes nas feiras, se formam enormes filas para apreciá-la, fotografá-la, além de todos quererem provar o famoso acarajé, e levar no braço uma fitinha do Senhor do Bonfim",conclui.
(JA)
Comentários