Uma parceria entre os Estados da Bahia e Pernambuco foi proposta nesta terça-feira, 13/01, pela Secretaria de Turismo e Bahiatursa com a Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco). O objetivo é construir ações estratégicas para garantir a manutenção dos voos internacionais que os dois estados possuem em comum; trabalhar roteiros integrados no segmento do enoturismo, na região do Vale do São Francisco; promover o ecoturismo, nas regiões da Chapada Diamantina e Fernando de Noronha; e desenvolver o novo segmento GLS.
Durante a abertura da reunião o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, falou sobre a importância dos estados nordestinos trabalharem conjuntamente neste momento de crise internacional. A presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, completou dizendo que “o grande desafio é manter os 29 voos internacionais conquistados”. O secretário deu prosseguimento a reunião, apresentando uma proposta de compartilhamento dos 4 voos semanais que Salvador possui direto de Madri, pela Air Europa. “A idéia é estender os voos da Air Europa para PE e CE, ficando duas frequências semanais Madri/Salvador/Recife/Madri e duas frequências Madri/Salvador/Fortaleza/Madri”, explicou.
O secretário Leonelli ainda reforçou a importância das promoções no mercado europeu, sobretudo da Espanha, e disse que a Bahia irá investir em 500 mil euros nestas ações de divulgação para incrementar o fluxo turístico da Espanha, que também funciona como um portão de saída da Europa, e propôs que o Estado de Pernambuco também fizesse investimentos aproximados em 250 mil euros. A mesma proposta será apresentada ao governo do Ceará. Assim, Salvador mantém a sua rota, diante deste cenário de crise, e Pernambuco e Ceará ganham novos voos, reforçando a idéia da presidente da Bahiatursa, em consolidar o Nordeste como um dos principais portões de entrada do Brasil.
Emília Salvador Silva apresentou uma série de projetos ao presidente da Empetur, José Ricardo, e ao diretor comercial, Marcos Telore que demonstraram empolgação imediata. Logo de início, ela falou sobre o sucesso do lançamento do Enoturismo, no último mês de outubro, na região do Vale do São Francisco e da intenção em trabalhar o roteiro de maneira integrada com PE, entre os 4 municípios baianos de Casa Nova, Curaçá, Juazeiro e Sobradinho e os 4 municípios pernambucanos de Lagoa Grande, Orocó, Petrolina, Sta. Maria da Boa Vista. “A idéia é sensibilizar e capacitar o empresariado na região; qualificar os trabalhadores; produzir um Guia Turístico e elaborar projetos para o Ministério, visando sinalização turística e a melhoria de infraestrutura urbana”, explicou a presidente da Bahiatursa.
Já na área do Ecoturismo a proposta é elaborar um Guia Ecoturístico mostrando as belezas naturais da Chapada Diamantina (BA) e Fernando de Noronha (PE). Em relação ao Turismo GLS foi proposta a criação de um Guia Turístico GLS BA/PE, destinos friendly para divulgação nos EUA. “Temos de trabalhar o mercado norte-americano de maneira segmentada. Neste momento a Bahia está focando o Golfe, que é uma paixão dos americanos e nós temos os 4 melhores campos do Brasil; o Turismo Étnico e, agora, vamos promover o segmento GLS”, explicou Emília. Atento a apresentação, o presidente da Empetur, disse que esta parceria abrirá portas para a captação de novos recursos.
Os dois estados que possuem voos diários comuns para os EUA, pela companhia aérea American Airlines, irão realizar 02 promoções com a Embratur em cinco destinos americanos (Miami, Atlanta, Nova York, Washington e Los Angeles); vão receber apoio para a realização de Press trip/Fam tours e irão compartilhar ações de publicidade (apoio em catálogos), além da visita a operadores. A presidente sugeriu uma ação promocional para compensar o valor do visto que os americanos pagam para chegar ao Brasil. “O ideal é que este valor seja compensado com algum ingresso ou serviço que contribuirá como instrumento de venda. Os americanos gastam cerca de 130 dólares para receber o visto, isso somado a uma família de cinco pessoas pode pesar no orçamento”, finalizou. (VB)
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