Azul inicia programa de treinamento de pilotos, comissários e técnicos de manutenção

O treinamento de pilotos, comissários e técnicos de manutenção da Azul Linhas Aéreas Brasileiras foi iniciado no último dia 21 de julho, na sede da empresa, Azulville, em Barueri (SP). O programa, como determina a legislação, foi aprovado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e deve se estender até agosto para comissários e até setembro para os pilotos. A companhia planeja começar a operar no início de 2009.

Representantes da agência reguladora devem visitar a empresa hoje para auditar o curso. Toda a diretoria da empresa está participando dos três primeiros dias de treinamento.

Nos três primeiros dias, de segunda até hoje, os 15 comissários e os 10 pilotos estarão juntos, durante o treinamento. A partir do quarto dia, receberão treinamento específico, em separado. Na seqüencia, os comissários seguem para a Embraer, em São José dos Campos (SP), e os pilotos vão para Orlando, nos Estados Unidos, onde darão continuidade ao treinamento, usando simuladores de vôo. Os técnicos de manutenção, futuros chefes de base e lideres de grupo nos aeroportos que a companhia vai operar, estão fazendo os 40 dias de treinamento na Embraer.

A primeira leva de profissionais contratada pela Azul é composta de comandantes, comissários e técnicos de manutenção experientes, grupo que deverá funcionar como multiplicador das informações e valores transmitidos.

A companhia 

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras vai começar a operar em janeiro de 2009 e, para isso, encomendou uma frota de 76 jatos Embraer. A proposta é oferecer um serviço diferenciado, sem o conceito de hubs, ligando cidades não servidas pelas atuais linhas aéreas, e com qualidade superior. As rotas que serão operadas pela nova companhia ainda não foram definidas. Após, a entrega da primeira aeronave, a expectativa é receber uma por mês ao longo de três anos, chegando a 36 aeronaves no final de 2011.

O projeto ousado da Azul tem um nome de peso por trás. David Neeleman é fundador de três outras companhias aéreas bem sucedidas, duas delas ainda em atuação, a terceira foi vendida.

(JA)