Aviação tem índice de satisfação do consumidor 8 pontos acima da média

Índice Nacional de Satisfação do Consumidor Fecha Junho Com 50,2%, A Menor Avaliação em Mais de Dois Anos, Tendo A Aviação Alcansado O Índice de 58,5%

O Índice Nacional de Satisfação do Consumidor é o primeiro e único indicador brasileiro com dados totalmente levantados na internet e avalia o que pensam os consumidores sobre produtos e serviços de 96 empresas de 24 setores econômicos.

Os já conhecidos problemas de filas no check-in, atrasos e cancelamentos de voos, somados ao mau atendimento, levaram o setor de aviação a registrar queda de mais de 6 pontos na avaliação dos usuários, passando de 64,7% em maio para 58,5% em junho. A informação é do Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC), medido pela ESPM e criado pelo professor pesquisador da Escola Ricardo Pomeranz, especialista em transformação digital nas empresas.

A diminuição na satisfação com este setor, somada à redução ainda maior em outros segmentos analisados, puxou para baixo o índice nacional – que avalia 96 empresas de 24 setores da economia. O INSC de junho foi de 50,2%, com queda de mais de três pontos percentuais, também a menor avaliação desde a criação do estudo em abril de 2011.

O comercial de uma das empresas utilizando uma nova versão da música Everyday, de Buddy Holly, morto em um acidente aéreo, foi muito criticada e ironizada pelos internautas, contribuindo para aumentar a insatisfação dos consumidores com o setor.

O INSC avalia quatro empresas no setor de aviação – TAM, Gol, Azul/Trip e Avianca -, das quais uma registrou forte queda de satisfação, impactando no índice geral do segmento.

Apesar da assessoria do INSC não divulgar, oficialmente, informações específicas das empresas pesquisadas, sabe-se que foi o baixo desempenho da GOL que levou o índice da aviação a baixar 6 pontos.

Fonte: Assessoria