A modernização do Aeroporto Salgado Filho, o sexto do país em movimentação internacional, foi tema de debate na audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Porto Alegre na noite desta segunda-feira (11/3). Os vereadores e gestores discutiram os detalhamentos das principais obras previstas para o aeroporto da Capital.
O prefeito José Fortunati abriu o debate sobre a necessidade de modernização do aeroporto e reforçou que a ampliação da pista e a qualificação de seus terminais são vitais para o presente e para o futuro de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. “O desenvolvimento e a economia dependem dessas obras, que vão atender a uma crescente demanda pelo transporte aéreo de cargas e permitir também a operação de novos voos internacionais”, disse.
Fortunati deixou claro que a prefeitura está aberta ao diálogo sobre a construção de um novo terminal aéreo na cidade, mas que o fechamento do Salgado Filho está fora de cogitação. “Mesmo com a construção de um segundo aeroporto, o que levaria pelo menos uns 20 anos, a manutenção do Salgado Filho é uma questão de interesse público. Não existem argumentos econômicos que provem o contrário”, disse o prefeito.
O vereador João Carlos Nedel, que presidiu a audiência pública também defendeu as obras no aeroporto. “Os investimentos que o Governo Federal fez e está fazendo, por intermédio da Infraero, do Dnit e da Trensurb, precisam e devem ser completados com a expansão da pista do Salgado Filho”, declarou Nedel, que diz que o projeto não está voltado apenas para a Copa, mas para o desenvolvimento econômico da região e o incentivo ao turismo.
A audiência pública reuniu os secretários municipais do Turismo, Luiz Fernando Moraes, do Urbanismo, Cristiano Tatsch, vereadores, parlamentares da bancada gaúcha no Congresso Nacional, representantes da Infraero e de entidades da sociedade civil organizada. Para a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), o projeto não é apenas voltado para a questão da Copa e o aumento do turismo. “O projeto da ampliação do Salgado Filho é para a economia do nosso Estado”, destacou.
O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) disse que será montada uma força tarefa entre a Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e a Câmara Municipal de Porto Alegre para fiscalizar o andamento da ampliação da pista do Salgado Filho. "Daqui dez dias queremos levar os deputados federais, estaduais e vereadores à Infraero para pedir explicações detalhadas sobre o Salgado Filho", afirmou.
Edital de licitação
A Infraero informou que iniciou o planejamento de expansão do aeroporto. Os projetos de ampliação estão em andamento, e o edital de licitação das obras deve ser publicado até fim deste mês de março, com entrega da primeira fase dos serviços prevista para maio de 2014, quando o aeroporto passará a contar com mais duas pontes de embarque, 18 balcões de check-in e outras seis novas escadas rolantes e seis novos elevadores, além de novas esteiras de bagagem.
A segunda fase, prevista no planejamento para 2016, de acordo com a Infraero, fará a instalação de outras duas pontes de embarque, além de mais seis escadas rolantes e nove elevadores e outros 29 balcões de check-in, aumentando os níveis de conforto do maior aeroporto da Região Sul do Brasil.
Terminal de passageiros
Entre as melhorias previstas, estão as ampliações do terminal de passageiros e da pista, o novo terminal de cargas e a instalação do equipamento antineblina (ILS II), além do novo módulo operacional, já em funcionamento desde dezembro de 2011. “Atualmente o Salgado Filho já atenderia à demanda da Copa 2014”, garantiu o superintendente em exercício do aeroporto, Hélio Cardoso Ferreira.
A capacidade do aeroporto, hoje, é de 13,1 milhões de passageiros ao ano, sendo que, em 2012, utilizou 60% desse total, segundo Ferreira. As obras na pista do Salgado Filho, conforme a Infraero, começam em junho deste ano e devem ter duração de um ano e meio. A explicação para o atraso é a complexidade da obra.
Com a modernização, a capacidade deverá ser ampliada para 15,7 milhões ao ano. O equipamento antineblina auxiliará num dos grandes problemas do aeroporto, que são os fechamentos em decorrência da neblina. “O ILS deverá estar em operação já neste inverno e, com ele, poderemos atender até 97% de operacionalização”, destacou Ferreira. Instalado em etapas, até maio, toda a iluminação e alargamento necessários para operacionalização do equipamento deverão estar concluídas.
O Aeroporto Salgado Filho opera 200 vôos diariamente, entre chegadas e partidas. Possui rotas para oito destinos internacionais: Lisboa (Portugal), Cidade do Panamá (Panamá), Rosário, Buenos Aires e Córdoba (Argentina), Lima (Peru) e Montevidéu (Uruguai).

Comentários