Auditório Ibirapuera apresenta Pedro e o Lobo

Em apenas quatro dias de 1936, o brilhante compositor russo Sergei Prokofiev (1891-1953) escreveu a fábula musical Pedro e o Lobo, peça que reúne orquestra, narrador, bonecos e elementos cênicos para contar a história do menino que desobedece as ordens do avô, enfrenta e captura o lobo que aterroriza a região. A engenhosidade do autor foi representar todos os personagens da trama por instrumentos – Pedro pelas cordas, o lobo pelas trompas, o avô pelo fagote, pássaros por flautas, pato por oboé, gato por clarinete e os caçadores pela percussão.

Encomendada a Prokofiev pelas autoridades russas com a finalidade de aproximar o público infantil da música clássica, Pedro e o Lobo é uma obra que encanta a crianças e adultos em todo o mundo devido à sua inegável graça e leveza. Uma nova e caprichada encenação de Pedro e o Lobo chega a São Paulo, com narração de Giulia Gam, orquestra com 45 músicos regida pelo Maestro Carlos Moreno, bonecos confeccionados por Marco Lima, iluminação de Wagner Freire, figurinos de Fábio Namatame, cenário de Alfredo Barbosa, adaptação do texto original de Prokofiev por Mariana Veríssimo e direção geral de Muriel Matalon.

Serão apenas seis apresentações no Auditório Ibirapuera nos dias 12 e 13, quinta e sexta-feira, às 21h; 14 e 15 de junho, sábado e domingo, em dois horários, às 11h e às 16h. O espetáculo, com uma hora de duração, quer ser acessível ao público que normalmente não freqüenta salas de concerto e para tanto os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00. 

Por acreditar em responsabilidade social, os produtores destinaram 50 ingressos de cada espetáculo aos participantes do Projeto Guri.

O Espetáculo, pela diretora Muriel Matalon

A fabula musical Pedro e o Lobo é harmônica, sensível e apaixonante. O espetáculo é um entretenimento consagrado internacionalmente para todas as idades. Em dezenas de gravações e milhares de apresentações em todo o mundo, a partitura de Prokofiev já foi interpretada pelas grandes orquestras e os maiores regentes dos últimos 70 anos. O papel do Narrador que em nossa produção é da atriz Giulia Gam, já foi interpretado por Sir Ralph Richardson, Leonard Bernstein, Sean Connery, Hermione Gingold, David Bowie, José Ferrer, Ithzak Perlman, Alec Guinness, Sir John Gielgud, Jack Lemmon, André Previn, Boris Karloff, Dudley Moore, Charles Aznavour, Christopher Lee, Sting e, no Brasil, entre outros, por Paulo Autran, Roberto Carlos e Rita Lee.

Cada personagem da história é representado por um instrumento da orquestra, e durante o concerto, às vezes numa pausa, outras junto com a música, as palavras do narrador contam as aventuras de Pedro, do Passarinho, do Gato, do Pato, do Lobo e do Avô, e a platéia ouve suas vozes nos violinos, nas flautas, no clarinete, no oboé, na trompa e no fagote. Para o público, o diferencial desta fábula russa é este encontro especial entre a música erudita, o teatro e a dramaturgia. Nossa intenção é presentear a todos com um espetáculo muito bem realizado, simples e inesquecível.

O Compositor

Havia um costume no Conservatório de Moscou de que os estudantes de piano, no dia de sua formatura, deveriam tocar um concerto de Beethoven, Grieg ou Tchaikovsky. Sergei Prokofiev (1891-1953) causou sensação ao tocar seu próprio Concerto no. 1 – a música chocou os professores como espantosamente feia, mas ele tocou tão brilhantemente que estes engoliram o aborrecimento e lhe deram um prêmio especial. Durante os vinte anos seguintes ele apareceu regularmente como pianista, executando suas próprias obras, e deu as primeiras audições da maior parte de seus concertos e sonatas.

Imediatamente após a Revolução Russa de 1917, viajou pelos Estados Unidos e em seguida estabeleceu-se em Paris durante dez anos. Voltou à URSS em 1933 e, durante o resto de sua vida, apesar de ocasionais problemas com autoridades (que diziam ser a sua música muito intelectual e discordante), foi considerado um dos principais compositores de seu país. A música de Prokofiev era às vezes discordante e intelectual – especialmente quando estava na casa dos vinte anos, fez experiências com discordâncias ásperas, tonalidades amontoadas, que se adequassem às notas ou não, um martelar bárbaro de piano e sons estridentes de orquestra. Mas isso foi apenas um punhado de músicas. A maior parte de suas músicas é melodiosa, fácil para o ouvido e em estilo romântico, temperado por inesperadas harmonias e vivazes ritmos do século XX. Seu Pedro e o Lobo, uma história com orquestra para crianças, criada para demonstrar a função de diversos instrumentos, é típico de sua música no que tem de melhor – fluente, despreocupada e irresistivelmente melodiosa. Entre suas principais obras temos, além de Pedro e o Lobo, os balés Romeu e Julieta e Cinderela, óperas como O Amor das Três Laranjas e Guerra e Paz, e mais uma infinidade de sinfonias, concertos, sonatas e estudos.

PEDRO E O LOBO, de Sergei Prokofiev

Ficha Técnica - Narradora: Giulia Gam / Manipuladores: André Milano, Carolina Mandell, Cássia Domingues, Flávia de Paiva, Gilson Ajala, Lílian Marchetti, Mafa Nogueira, Mônica Nassif, Rafael Leidens, Falcon Mantovanne, Neusa de Souza, Sylvie Laila / Maestro: Carlos Moreno / Direção Geral: Muriel Matalon / Adaptação de texto: Mariana Veríssimo / Concepção de bonecos e assistência de direção: Marco Lima / Cenário: Alfredo Barbosa / Iluminação: Wagner Freire / Figurinos: Fábio Namatame / Fotografia: João Caldas / Programação Visual: Rubens Amatto / Montagem técnica de aéreos: Gilberto Caetano / Diretor de cena: Domingos Varela / Equipe de cenografia: Juliana Mello e Gabriel Henrique de Oliveira / Construção de cenários: Ono Zone Estúdio Ltda, Fernando Brettas e Waldir Rosseti / Confecção de bonecos: Marco Lima e Nonon Creaturas / Assistente Artísitico da Orquestra: Eduardo Strausser / Arregimentação da Orquestra: Constança Almeida / Produção: M&G Ricca / Direção de produção: Giuliano Ricca / Produção executiva: Carmem Oliveira e Ricco Antony / Assistente de produção: Raquel Couto / Financeiro: Argemiro Meirelles Neto

ORQUESTRA

Esta Orquestra, com regência do Maestro Carlos Moreno, foi especialmente formada para as apresentações do espetáculo “Pedro e o Lobo”

Sopros - Flauta: José Ananias / Oboé: Alexandre Ficarelli / Clarinete: Giuliano Rosas / Fagote: Fabio Cury / Trompas: Ozéas Arantes, André Ficarelli, Nikolay Alipiev / Trombone:         Carlos de Freitas / Trompete: Luciano Melo 
Percussão - Joaquim Abreu, Nelson Carneiro, Leopoldo Prado 
                                                                                                                
Cordas - Violino spalla: Alexey Chashnikov / Violinos: Tatiana Vinogradova, Simplicio Brito Jr., Constança Almeida Prado, Daniel Stein, Alexandre Cunha, Ricardo Takahashi, Rodolfo Lota, Yuri Rakevitch, Audino Eliseo Núnez Aparício, Madoka Ikeya, Patricia Casadei Fante, Ana Lucia Danilovik, Karina Caramori Petry, Karen Lena Hanai / Violas: Newton Carneiro, Daniel Pires, Irina Matzen, Denise Fukuda, Davi Rissi Caverni, Silvio Catto, David Marques / Cellos: Eduardo Bello, Ji Yon Shim, Teresa Catto, Teresa Cristina Rodrigues Silva, Iberê de Siqueira, Vana Bock, Sérgio Schreiber / Contrabaixos: Alexandre Rosa, Marcos Delestre, Alexandre Miranda, Clóvis Camargo

Serviço

Datas:
12 e 13 de Junho, quinta e sexta-feira, 21h
14 e 15 de Junho, sábado e domingo, 11h e 16h
Duração: 60 minutos
Ingresso: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada)
Gênero: Fábula Musical
Classificação Indicativa: Livre

AUDITÓRIO IBIRAPUERA
Capacidade: 800 lugares
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 2 do Parque do Ibirapuera.
E-mail:
info@iai.org.br
www.auditorioibirapuera.com.br
www.ticketmaster.com.br
Telefone: (11) 6846-6000