Atlantica Hotels amplia receita destinada a ações de responsabilidade social

A Atlantica Hotels International encerra 2008 comemorando arrecadação recorde para os projetos e programas apoiados pela Childhood Brasil, com quem mantém parceria há mais de três anos para ações de enfrentamento e prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. A renda gerada foi de R$ 330 mil. Em novembro, a rede também assinou o The Code, Código Internacional de Conduta para a Proteção de Crianças da Exploração Sexual em Viagem e Turismo, alinhando-se aos seis critérios de conduta determinados pelo código (ver no final do texto). O sucesso da parceria com a Childhood Brasil rendeu, recentemente, a solicitação por parte da Choice International, uma das maiores redes de hotéis nos Estados Unidos, para que a Atlantica Hotels transfira seu know-how para ser aplicado nos hotéis internacionais. Um modelo de multiplicação das informações assim como da transferência da prática operacional está em estudo.

Para 2009, segundo Dináurea Cheffins, vice-presidente de Recursos Humanos, e uma das coordenadoras da política de Responsabilidade Social da Atlantica Hotels, a meta de arrecadação será de R$ 500 mil. "Os valores têm crescido à medida que temos a causa totalmente disseminada entre nossos colaboradores e fornecedores e cada vez mais presente na consciência de nossos hóspedes", afirma Dináurea.

Em 2008, a Atlantica Hotels adotou o dia 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, como data oficial para esforços coletivos. "Todos nossos esforços estão ajudando a mudar vidas. Não podemos mudar o mundo, mas precisamos ter consciência e atitudes coerentes que promovam uma vida melhor para aqueles que estão perto da gente de alguma forma. Especialmente no caso dos projetos e programas da Childhood Brasil, estamos falando do foco das ações ao universo do turismo, do qual a Atlantica Hotels faz parte e está engajada em promover transformações positivas", diz Paul J. Sistare, presidente e CEO da Atlantica Hotels.

O primeiro projeto apoiado pela Atlantica Hotels através da parceria com a Childhood Brasil foi o Criando Arte, da Associação Lua Nova, em Araçoiaba da Serra. Hoje a soma é de 63 projetos e 13 programas estratégicos beneficiados pelos esforços da Atlantica Hotels. Todas as ações de apoio à Childhood Brasil são discutidas, planejadas e aprovadas em reuniões mensais multidisciplinares realizadas entre a instituição e representantes da empresa." A Responsabilidade Social na Atlantica Hotels foi concebida de forma que tivesse um impacto direto na qualidade de nosso negócio. Quando combatemos a exploração sexual de crianças e adolescentes, temos a abrangência dessas ações tanto em âmbito da comunidade de cada hotel a consciência coletiva de todos que têm acesso as informações por nós disseminadas e, por conseqüência, promovemos parte do turismo sustentável", diz Dináurea. 

(JA)