Athina Onassis reúne 20 mil pessoas

Etapa final do Global Champions Tour, sediada em São Paulo e produzida pela Aktuell, reuniu 20.000 pessoas na Hípica Paulista entre os dias 15 e 19 de outubro. Principal circuito do hipismo mundial reuniu 30 marcas diferentes, todas desenvolvendo ações de marketing no local

 
A Aktuell, agência responsável pela concepção e realização do Athina Onassis International Horse Show (AOIHS) dá início nesta semana à pós-produção do evento com uma série de números para comemorar. Ao lado da Sportcom (organização esportiva) e da DZ Marketing e Comercialização (área comercial), a agência de comunicação integrada liderada por Rodrigo Rivellino ergueu um evento de referência internacional em São Paulo, com um orçamento de R$ 16 milhões e a premiação recorde de € 1,84 milhão - um novo patamar para o hipismo mundial. Cerca de 20.000 pessoas circularam pelo torneio, impactadas ao longo dos dias por ações de marketing de 30 marcas diferentes.

O AOIHS foi transmitido via satélite para nada menos que 59 países simultaneamente. Após 60 dias de montagem e pré-produção, envolvendo mais de 700 profissionais, foram erguidos 15.000 metros quadrados de estrutura, somando 100 toneladas de equipamentos. Tudo isso para receber os convidados, os 25 melhores cavaleiros e amazonas do mundo e ainda os 95 cavalos vindos de várias partes do mundo, sempre sob os cuidados de 50 tratadores.

As palavras da amazona alemã Meredith Michaels-Beerbaum, vencedora do circuito Global Champions Tour 2008 decidido no Brasil no último final de semana, resume o sucesso do projeto. “Fiquei impressionada com a organização. Tudo era de ótima qualidade, e o público gigantesco proporcionou uma atmosfera muito agradável. Foi um evento de altíssima classe: o Global Champions Tour, o que inclui esta final em São Paulo, elevou o padrão dos saltos internacionais para um novo patamar”. O sucesso do AOIHS por mais um ano, após a estréia em 2007, já deixa o caminho preparado para sua nova versão, marcada para agosto do próximo ano.

Diante de um público tão qualificado, participante de um evento esportivo que já havia passado por locais como Cannes, Monte Carlo e Doha, o Athina Onassis International Horse Show serviu de plataforma de comunicação para uma série de marcas globais e locais relevantes, que levaram o que tinham de melhor para os 5.000 convidados diários da competição na Hípica Paulista.

A Nestlé, uma das patrocinadoras master, aproveitou a deixa para lançar sua nova marca Nestlé Gold, com quatro diferentes chocolates de luxo importados da Suíça. A empresa trouxe o chef Edu Guedes para apresentar ao vivo a criação de receitas especiais com o produto. Para completar, exibiu a máquina de café expresso Nespresso criada em parceria com a Swarowski, cravejada de cristais; e realizou algumas ações de sampling com produtos de extensão de marca da linha Sollys, como a nova barra de cereais à base de soja. As outras duas patrocinadoras master, Bradesco e CSN, optaram por ações mais personalizadas de relacionamento com seus clientes, a partir dos seus stands instalados no local.

A Daslu, parceira do Athina Onassis International Horse Show, tinha um dos stands mais movimentados por conta da venda da coleção de roupas do torneio. A temática do hipismo também foi explorada pela Amsterdam Saue, que distribuía pingentes com a logomarca do torneio, e pela designer Beth Miranda. A Pamcary, empresa de seguros e logística, trouxe ao campeonato um dos espaços mais nobres da Hípica durante os saltos: um camarote vip e de acesso restrito, que movimentou convidados durante os cinco dias do evento. Patrocinadora platinum do torneio, a montadora Hyundai também ofereceu um lounge exclusivo e fez uma ação especial de merchandising durante a premiação, conduzindo os cavaleiros e amazonas premiados ao pódio.

A Puma, com uma pequena loja; a Rolex, expondo seus relógios; a Vogue Brasil, com a distribuição da revista oficial do evento; o portal Glamurama, com brindes exclusivos; e ainda a Vivo, que ofereceu a experimentação do celulares high-end ao lado da Blackberry, também foram marcas de destaque durante o torneio.  (VB)

 

Confira a seguir a relação completa das empresas participantes do Athina Onassis International Horse Show 2008:

- Patrocínio Master: Nestlé, CSN e Bradesco

- Patrocínio Internacional: Rolex e CN

- Patrocínio Platinum: Hyundai e Mapfre

- Patrocínio Gold: Pamcary, Amil e Gerdau

- Patrocínio Silver: Vivo, Golden Cross, Francis, Hilton, Suvinil, Daslú e Prefeitura de São Paulo,

- Parceiros: Fogo de Chão, Luft, Prefeitura de São Paulo e Diageo

- Stands: Rolex, Daslú, Sousa Cruz, Lufthansa, Lindencorp, Beth Miranda, Rodrigo Pessoa, Band News, Glamurama, Francis, Chácara Santa Helena, Amsterdam Sauer, Apaf, Vivo + Vogue e Embraer

- Restaurantes: Esperanza, Thai Gardens, América, Lilô, Yoko, GRSA, Gringos e Frutaria São Paulo