Hoje, dia 07, a Academia Brasileira de Eventos e Turismo realizou a última reunião do Colégio Acadêmico de 2020. Os Imortais dos Eventos e Turismo reuniram-se para a eleição da nova ocupante da Cadeira nº 13, que estava vaga desde o início de 2019, com o falecimento do acadêmico Paulo Gaudenzi.
Com candidatura única, e por unanimidade dos acadêmicos presentes na reunião do Colégio Acadêmico, foi eleita a profissional do turismo Anya Ribeiro de Carvalho, que passa a ser a nova titular da Cadeira nº 13 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.
ELEIÇÃO - Com o avanço da Pandemia da Covid-19, desde abril de 2020 as reuniões do Colégio Acadêmico vem sendo realizadas online. A reunião do Colégio Acadêmico foi aberta pelo presidente da Academia, Sergio Junqueira Arantes. A defesa da candidatura foi feita pela acadêmica Enid Câmara, uma das apresentantes da candidatura de Anya Ribeiro à Cadeira nº 13. Encerrada a defesa, Anya foi eleita por unanimidade como a nova imortal da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.
ANYA RIBEIRO DE CARVALHO - Com formação multidisciplinar, Anya é expert em gestão pública e privada, nos campos da educação, arquitetura, urbanismo, administração, turismo e eventos.

Em 1998, destaque na edição 02 da Revista Eventos como secretário de Turismo do Ceará Em 1998, destaque na edição 02 da Revista Eventos como Secretária de Turismo do Ceará Com quase cinco décadas de bons serviços prestados ao turismo brasileiro (confira aqui o perfil completo), Anya Ribeiro foi a primeira titular da Secretária de Turismo do Estado do Ceará (1995-2000), pasta criada no ano de 1995, priorizou em sua gestão o segmento de Eventos, como setor estratégico para as relações públicas e privadas do marketing e da comunicação do Destino Ceará. No período, ações bastante diversificadas foram implementadas sob sua orientação e coordenação.
No ano de 2003, assumiu como diretora de planejamento e avaliação do Ministério do Turismo (2003-2007), onde desenvolveu diversas ações, tais como Políticas Públicas, Planejamento, Gestão Institucional Descentralizada, Conselho Nacional do Turismo – Entidades Nacionais, Sistema de Monitoramento e Avaliação do PNT, Alianças e Parcerias, Estruturação de Governanças para o Turismo Macrorregional com organização de agências.
Desde 2019 é presidente da Câmara Setorial de Turismo e Eventos do Ceará.
POSSE - A Cerimônia de Posse de Anya Ribeiro de Carvalho como nova titular da Cadeira nº 13 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo estava programada para ocorrer no primeiro trimestre de 2021, em Fortaleza/CE, em evento coordenado pela Acadêmica Enid Câmara. Paralelo à Cerimônia de Posse, seria realizado um Seminário Acadêmico, oportunidade em os vários Acadêmicos que prestigiarão a posse da acadêmica Anya Ribeiro, proferirão palestras e dividirão sua experiência com o público nordestino. Com o recrudescimento da Pandemia da Covid-19 neste início de ano, a Cerimônia foi adiada, mas sua organização pretende que tanto a posse, quanto o Seminário seja um dos primeiros na reabertura do eventos na Capital Cearense.
CADEIRA nº 13 - A Cadeira nº 13 tem como Patrono o economista baiano Manoel Figueiredo Castro, idealizador e primeiro presidente da Bahiatursa - Empresa de Turismo da Bahia S/A de 1971 à 1975, empresa que revolucionou o marketing de destino brasileiro.
Com a criação da Bahiatursa, o Governo da Bahia passou a tratar o turismo como uma de suas prioridades, criando grandes políticas, estratégias e programas para a alavancagem do turismo no Estado. Até então, as políticas setoriais estavam restritas ao âmbito da capital Salvador. Ocorreu então a elaboração do Plano de Turismo do Recôncavo, marco para o planejamento do turismo no Estado, e que serviu de modelo para o resto país.
Foi ainda Secretário da Indústria e do Comércio do Governo da Bahia de 1979 à 1983 e prefeito da cidade de Salvador de 1983 à 1986. Foi deputado federal pelo estado da Bahia por quatro mandatos, de 1986 à 1998, e presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia de 2002 à 2005 e de 2008 à 2009.
A Cadeira nº 13 foi ocupada já em 2006, na fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, por Paulo Renato Gaudenzi, Acadêmico Fundador da Cadeira nº 13, que indicou Manoel Figueiredo de Castro como Patrono da Cadeira.
PAULO GAUDENZI - Paulo Renato Dantas Gaudenzi foi um 15 membros fundadores da Academia Brasileira de Eventos e Turismo no ano de 2006, e Acadêmico Fundador da Cadeira nº 13, e tomou posse na Cerimônia de Fundação da Academia no dia 19 de fevereiro de 2006, em São Paulo. A Cerimônia de Posse foi comandada pelo primeiro presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, José Rafael Guagliardi. Gaudenzi tomou posse ao lado dos outros quatorze membros fundadores da instituição.
Uma das figuras mais marcantes, conhecidas e queridas do turismo brasileiro, foi secretário de Turismo da Bahia no período 1979/2005. Personagem singular, apaixonado pelo turismo, com propostas originais, Paulo Renato Dantas Gaudenzi mudou o turismo e criou um novo modelo de gestão na cultura do Estado da Bahia. Isso nos anos 70.
Nascido em Salvador, Gaudenzi construiu sua trajetória aos poucos. Operário do Turismo - titulo de seu livro sobre turismo – inicialmente formou-se em economia pela Universidade Católica de Salvador, com licenciatura em história.
Em 1971, com Antonio Carlos Magalhães a frente do Governo da Bahia, Paulo Gaudenzi começou o trabalho em prol do desenvolvimento e consolidação do destino Bahia, com a implantação de hotéis, centro de convenções, investimento e infraestrutura, saneamento básico e construção de estradas.
Trabalhou como secretário de Turismo até 2005, com diversos governadores, como Antonio Carlos Magalhães, Paulo Souto e Cesar Borges.
Os resultados da gestão de Gaudenzi estão espalhados por todo o Estado, que oferece dezenas de produtos turísticos diferentes nas prateleiras das agências de viagens do mundo, com opções para todos os gostos, desde o turismo de sol e praia, até o cultural, passando pelo ecoturismo, esportes radicais, aventura e evento.
Foi homenageado pelo trade de Eventos e Turismo em 2007 com o Grand Prix Prêmio Caio. Em sua Edição 47, a Revista Eventos publicou um perfil completo da trajetória de Paulo Gaudenzi. No ano anterior, em sua posse na Academia Brasileira de Eventos e Turismo, afirmou: “continuarei vindo a São Paulo para as reuniões do Colégio Acadêmico e me engajando para contribuir com o setor. Pretendo proferir palestras, escrever livros e atuar como consultor em todo país, principalmente em Salvador e São Paulo”. E assim foi.
Paulo Gaudenzi faleceu no dia 04 de fevereiro de 2019.
Comentários