Anote: Gerenciar não é trabalhar sozinho

Uma das colunas mais importantes do alicerce de um líder é saber o momento certo de contar com apoios.

Entrei num site de uma grande livraria e contei, por cima, quantos livros tinham - entre produtos disponíveis e indisponíveis - apenas sobre Liderança. O número tranquilamente passava de mil. Imaginem: mais de mil autores dedicando horas de trabalho a escrever sobre boas práticas e responsabilidades de um bom líder. Como podemos absorver todas essas ideias?

São muitos compromissos e responsabilidades incluídas no fato de ser o porta-voz de uma empresa ou líder de uma equipe. A principal delas é sempre garantir o melhor ambiente de trabalho para todos, fazendo com que a empresa cresça a cada dia. Mas diante de tanta informação, podemos nos sentir perdidos, já que não conhecemos nem 1/3 de tudo que está à nossa disposição.

Liderança

Para piorar, noto que, atualmente, há uma obrigação quase velada de que devemos ser experts em tudo. Saber sobre tudo. Já repararam? É quase uma afronta dizer que não possuímos conhecimento suficiente sobre algo e, portanto, prefiro ouvir que emitir uma opinião. Para quem é porta-voz ou líder, parece algo abominável o fato de se pedir ajuda.

Obviamente, devemos sempre buscar lapidar nossos conhecimentos e os livros são companheiros indispensáveis nessa jornada. Mas nos especializar em todos os assuntos, em todas as matérias, em todas as áreas é impossível, por isso devemos contar com aqueles que nos podem oferecer uma outra visão do mesmo negócio.

O mercado está repleto de ótimos profissionais que podem nos ajudar a melhorar nosso papel como líder. Pessoas que dedicaram anos de sua vida a se especializar e são de grande valia para um crescimento exponencial do clima dentro de uma empresa.

Reestruturação: uma ótima oportunidade

Durante o ano passado, nossa empresa passou por uma reestruturação de marca, de escritório e de planejamento. Vimos que seria uma ótima oportunidade para desenvolver ainda mais o clima organizacional e o plano de carreira de nossos funcionários. Mas não tínhamos conhecimento o bastante para seguir com esse plano sozinhos. Pedimos ajuda, uma “mãozinha externa” que endireitou o leme do nosso barco.

Por meio de uma consultoria externa, estabelecemos um plano para alinhar as expectativas pessoais da equipe de produção com os objetivos da empresa como um todo. Foram diversos encontros semanais de 1 hora, entre a consultora e cada colaborador, entrevistas para desenvolver seu autoconhecimento.

Fomos descobrindo quais eram as aptidões de cada um, características de personalidade, forças e pontos a serem trabalhados, interesses e valores. O objetivo era claro, cada colaborador deve fazer parte da área que melhor condiga com suas habilidades e que facilite o seu desenvolvimento profissional, auxiliando na evolução da própria empresa.

O principal benefício disso é ter um colaborador trabalhando naquilo que gosta, aumentando sua motivação pessoal e melhorando o clima da empresa. O aumento da produtividade junto à redução da rotatividade são dois pontos que valem a pena destacar. Se você está contente com o que faz, caem significativamente as chances de você sair para outra empresa, pois você enxerga seu maior desenvolvimento profissional.

Uma das colunas mais importantes do alicerce de um líder é saber o momento certo de contar com apoios. Na correria da rotina é difícil estabelecer tamanha profundidade de conhecimento, escutar as personalidades de cada um dentro da nossa equipe. Foi uma enorme contribuição para mim e para a empresa a decisão de ter alguém ali para nos fornecer informações tão preciosas.

Um bom porta-voz é também aquele que sabe escutar e um bom líder é aquele que sabe usar aquilo que escuta para desenvolver sua equipe rumo ao sucesso da empresa.

Pedro Luis Torrano é sócio-diretor da Triart – pedro@triart.com.br e publica toda terceira semana do mês