A Ancoradouro, empresa 100% campineira, acaba de criar a JCR Empreendimentos, a holding que vai gerir as 10 empresas do Grupo, com atuação nos segmentos de turismo e incorporação imobiliária. Como no Grupo Ancoradouro, o conselho diretivo da holding permanece sob a presidência de Juarez Cintra, tendo como diretores os demais sócios acionistas: Juarez Neto e Sílvia Cintra, Rosângela Ricci Fernandes e Rachel Ricci Moloni. Somente na área de Turismo, a holding soma 300 funcionários.
A primeira ação da holding é a contratação de Marcos Roberto Dias como diretor financeiro. “É um profissional com 25 anos de mercado, que unificará os setores financeiros e administrativos de cada uma das nossas empresas”, explica Juarez Cintra. A contratação de Dias determinará a reformulação completa do segmento, ampliará a agilidade das decisões junto à presidência e ao conselho diretivo. Sua diretoria também centralizará as compras, propiciando uma economia em escala, entre outros aspectos.
Cintra discorda do termo “profissionalização de gestão”, quando as empresas com perfil familiar optam pela contratação de diretores. “A gestão da Ancoradouro, por exemplo, nada tem de amadora; caso contrário a empresa não alcançaria a posição que mantém hoje. Creio que a gestão familiar, se não há disputa interna, é positiva até a terceira geração e, mesmo assim, creio ser contraproducente afastar as pessoas que criaram a empresa, de sua administração. O vínculo emocional é um dos fatores determinantes para o sucesso neste modelo de negócios, ao menos aqui”, pontua.
O presidente da JCR, contudo, explica ainda que o corpo diretivo da empresa deve ter a sensibilidade de perceber a contribuição que os diretores contratados - especialistas em seus campos de atuação – têm condições de dar à empresa. “É o caso do Marcos, que traz para a holding uma capacitação neste setor que todos nós, diretores acionistas, obviamente, não possuímos”, complementa.
A JCR administrará as empresas de Turismo: Ancoradouro Consolidadora, Mondiale (Ancoradouro Operadora), Ancorache (filial São José dos Campos), CFR (filial Rio de Janeiro), Invicta (eventos/incentivos), Blue (lojas da Azul Viagens em Campinas), GSA da Delta Air Lines para Interior de São Paulo, Paraná e Santa Catarina; Brasília e Centro Oeste e Amazonas. Incorporação Imobiliária: The One Loft Empreendimento e Incorporação, Cambui Square, Vila Florida e um novo loteamento residencial em Valinhos (cidade ao lado de Campinas).
JCR significa Juarez Cintra (JC - são dois, pai e filho) e R (Rosângela e Rachel, as irmãs Ricci).
CURRICULUM – O campineiro Marcos Roberto Dias é formado em economia e administração de empresas pela Puc Campinas, fez MBA em gestão financeira e controladoria. Em 1987 iniciou carreira no Banco Itaú como escriturário. Cinco anos depois, deixou a empresa na função de tesoureiro.
Trabalhou ainda no laboratório Sanofi, na Monsanto, na Clause, Visanet. Nos últimos dois anos e meio foi o diretor financeiro da Royal Caribbean, de onde saiu para comandar a diretoria financeira da JCR.
Diferenciais das empresas do GRUPO ANCORADOURO na área de Turismo:
-
Uma das empresas que mais cresceu em no setor de Turismo nos últimos quatro anos;
-
Está entre as cinco maiores consolidadoras de bilhetes aéreos do País (emissão de 550 mil bilhetes aéreos nacionais e internacionais em 2011);
-
Ampla e seleta rede de parceiros nacionais e internacionais nos mais diferentes segmentos: companhias aéreas, operadoras, sistemas de reservas de hotéis, operadoras terrestres, companhias marítimas, locadora de carros, cartão de assistência, GDS, entre outros;
-
Realiza, anualmente, um dos maiores eventos do Brasil, voltado à capacitação dos agentes de viagens: o Encontro Ancoradouro que, em 2012, chegou à sua 21ª edição, reunindo 650 profissionais em três dias de treinamentos, no Bourbon Atibaia.
Comentários