Amazônia lança Campanha Maravilhas da Natureza no Salão do Turismo

Durante o Salão do Turismo- Roteiros do Brasil, a Amazônia lança oficialmente candidatura para ser uma das sete maravilhas naturais do mundo

Além da Amazônia outras seis cidades brasileiras são candidatas ao título: Fernando de Noronha, Lençóis Maranhenses, Pantanal Matogrossense e Pão de Açúcar

Nesta sexta-feira (20), durante o Salão do Turismo- Roteiros do Brasil, a Amazônia lança oficialmente sua candidatura para ser uma das Sete Maravilhas Naturais do mundo. Juntamente com a Amazônia competem Fernando de Noronha, Lençóis Maranhenses, Pantanal Matogrossense e Pão de Açúcar.

Durante o lançamento esteve presente o presidente da Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, João Luiz dos Santos Moreira, o ministro do turismo, Luiz Barreto, os principais apoiadores da campanha, e outros representantes do trade.   

Para o presidente da Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, João Luiz dos Santos Moreira a parceria fortaleceu o turismo na região. "Mobilizamos a iniciativa privada e setor público de toda região amazônica para os benefícios que serão gerados com a candidatura da Amazônia. Com a candidatura a região mobilizará a rede hoteleira, gastronômica, agências de turismo, explorando o potencial da região", menciona Moreira. 

O ministro do turismo, Luiz Barreto quando se refere a candidatura da Amazônia é enfático em dizer, "a candidatura da Amazônia faz com que a região norte como um todo tenho em mãos um turismo sustentável",ainda completa mencionando que chegou o momento da Amazônia trabalhar juntamente com a Embratur na divulgação do destino para o mundo.

O secretario de turismo do estado, Cassiano Marques de Oliveira e vice-presidente do Fornatur da região note, enfatiza que é não somente a Amazônia, mas também os estados de Roraima, Amapá, Pará, Tocantis, que fazem parte desta campanha."Queremos mostrar o potencial que Amazônia tem como destino turístico", destaca.

"Acredito quea união da iniciativa privada e poder público salienta que a Amazônia precisa ser preservada, e  votando na promoção de um destino fortalecerá as bases sustentáveis do nosso destino", completa o secretário

Cidades brasileiras candidatas

Além de Foz do Iguaçu, o Brasil tem mais seis fortes candidatas ao título: o Rio Amazonas, Fernando de Noronha, Lençóis Maranhenses, Pantanal Matogrossense e Pão de Açúcar.

A Argentina também tem diversos concorrentes: Montanha Fitz Roy (juntamente com Chile), Lago Nahuel Huapi, Geleiro Perito Moreno, Arquipelágo Terra do Fogo (juntamente com o Chile).

O destaque das Cataratas do Iguaçu, é o caráter binacional da natureza, que é compartilhado com a Argentina, o que dá multiplica força da campanha. Em 2007, tanto o lado brasileiro (Parque Nacional do Iguaçu) quanto o lado argentino (Parque Nacional del Iguazu) ultrapassaram a marca de um milhão de visitantes de todas as partes do mundo.

O Parque Nacional do Iguaçu já foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade, pela Unesco. O novo título poderá trazer um fluxo ainda maior de turistas, movimentando a economia e impulsionando o desenvolvimento para toda região trinacional (Argentina, Brasil e Paraguai).

Votação

A votação deverá ser feita através da internet, onde o visitante recebe orientações de como votar nas Cataratas do Iguaçu em oito idiomas (português, inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e chinês).

Na página o internauta terá uma ferramenta para votação, posição no ranking e conteúdos como a história das Cataratas, vídeos e fotos, notícias, informações sobre como visitar, além de depoimentos de personalidades como Bill Clinton e Francis Ford Coppola.