Amadeus e Turespaña assinam um acordo de tecnologia para a criação de um Observatório de Turismo

Iniciativa permitirá que o Instituto de Turismo da Espanha realize análises qualitativas e quantitativas dos fluxos dos viajantes para otimizar a promoção da Espanha como destino turístico

A Amadeus, líder global em soluções de tecnologia para a indústria de viagens e turismo, e o Instituto de Turismo da Espanha (Turespaña), subordinado ao Ministério de Indústria, Energia e Turismo e responsável pela promoção internacional da Espanha como destino turístico, assinaram um acordo de tecnologia em que o Instituto estatal terá acesso à plataforma de tecnologia ForwardKeys, permitindo a criação de um Observatório do Turismo.

A ForwardKeys (www.forwardkeys.com) é uma ferramenta de inteligência comercial lançada em novembro de 2010 pela Forward Data, uma empresa independente de pesquisa de mercado e consultoria, em parceria com a Amadeus. A plataforma agrega dados de reservas de voos fornecidos pela Amadeus e outros sistemas de distribuição globais e permite que conselhos do turismo analisem e prevejam tendências em termos de destinos escolhidos por passageiros, e façam previsões de taxas futuras de ocupação e tempo de permanência do turista.

"Estamos certos de que a Amadeus é a parceira em tecnologia de que precisamos para lançar o projeto do Observatório do Turismo, que é uma das prioridades deste Departamento. Esse projeto vai permitir mais eficiência na promoção da Espanha como um destino turístico internacional", disse Ignacio Muñoz Valle, secretário-geral do Instituto de Turismo da Espanha (Turespaña).

"As informações e os dados específicos relacionados ao turismo tornaram-se uma ferramenta indispensável para as organizações do setor de viagens e turismo. Essas tecnologias possibilitam a previsão de tendências: que tipo de turista está vindo atualmente, que tipo virão no futuro e quais os outros destinos que estão sendo considerados. Mais uma vez, a Amadeus, em estreita colaboração com o sector de viagens, está oferecendo sua experiência no sector e tecnologia de ponta para o manuseio de dados e gestão inteligentes. É um privilégio poder usar a nossa tecnologia para ajudar a tornar o sector mais competitivo", concluiu Svend Leirvaag, vice-presidente de assuntos da indústria da Amadeus.

Amadeus - A Amadeus é a principal parceira tecnológica do mercado global de viagens e turismo. Os clientes atendidos incluem provedores de viagens (companhias aéreas, hotéis, locadoras de carros, empresas de transporte ferroviário, linhas de ferry-boat e outros), vendedores (agências de viagens e websites) e compradores (empresas e viajantes).

O grupo opera sob um modelo de negócios transacional e, em 2011, processou mais de 948 milhões de transações de viagens faturáveis.

A empresa estabeleceu presença global, com sedes centrais em Madri (administrativo e de marketing), Nice (desenvolvimento) e Erding (operações – centro de processamento de dados), além de escritórios regionais em Miami, Buenos Aires, Bangkok e Dubai. Ainda, mantém operações com clientes por meio de 73 Organizações Comerciais Amadeus, que cobrem 195 países. O escritório da Amadeus Brasil foi criado em 1999 e está hoje entre as dez maiores operações da empresa no mundo.

A Amadeus está listada nas bolsas de valores de Madri, Barcelona, Bilbao e Valencia e é comercializada sob o símbolo AMS.MC. No ano fiscal terminado em 31 de dezembro de 2011, a companhia apresentou receita de 2,7 bilhões de euros e EBITDA de 1,039 bilhão de euros. O grupo Amadeus emprega mais de dez mil pessoas em todo o mundo, com 123 nacionalidades representadas nos escritórios centrais.


Fonte: RMA Comunicação