Agência de Rodrigo Rivellino conquista Sony Ericsson, HTC Smartphonese Max Haus, além de desenvolver projetos para Ford e Sadia.Empresário também organiza o lançamento de mais duas agênciasde serviços especializados de comunicação em São Paulo para os próximos meses
O momento favorável pelo qual passa o mercado de promoção e ativação de marcas neste primeiro semestre de 2008, ano em que o setor deve movimentar R$ 27 bilhões no País, está repercutindo de modo expressivo na Aktuell, uma das agências do segmento no Brasil. Não se tratam apenas de novos clientes e projetos: em um movimento de expansão, o presidente da agência, Rodrigo Rivellino, também prepara o lançamento de outras duas empresas. A primeira, dedicada ao planejamento e inteligência em ponto-de-venda e gestão de programas de retail, será apresentada ao mercado nos próximos meses. Já a segunda iniciativa envolve a participação societária em uma conhecida empresa de mídia out of home sediada no Rio de Janeiro, que será introduzida no mercado de São Paulo.
A Aktuell agregou três novas contas à sua carteira de clientes nos primeiros seis meses do ano: Sony Ericsson, HTC (player global em smartphones) e Max Haus, nova e ousada bandeira do mercado imobiliário brasileiro. As soluções de trade marketing desenvolvidas pela agência para a Sony Ericsson serão exportadas para toda a América Latina, enquanto as ações criadas para a HTC estão em fase de avaliação junto à sede da companhia, em Taiwan, para implementação mundial. Além disso, a Aktuell venceu concorrências nacionais de ativação para projetos de longo alcance, junto a marcas como Ford (um plano inédito no mercado, com o lançamento do novo Ford Ka dentro de mais de 100 supermercados da rede Extra / Pão de Açúcar) e também Sadia, com o desenvolvimento de materiais de ponto-de-venda para duas linhas de produtos da marca aplicados em todas as regiões do País.
Já o núcleo de projetos especiais e eventos proprietários da agência vai conceber e executar pelo segundo ano consecutivo um dos principais acontecimentos do calendário esportivo nacional: o Athina Onassis International Horse Show, nada menos que a final do circuito mundial de hipismo, o Global Champions Tour, programado para ocorrer em outubro no Jockey Club de São Paulo. Para completar, o núcleo também desenvolve a realização da edição 2008 do festival de cultura pop Resfest, na Cinemateca Brasileira; o Experience Club, projeto de relacionamento com alguns dos principais empresários e CEOs do Brasil, que acontece durante todo o ano; e a 9ª Conferência Anual Santander Global Banking & Markets, encontro que reúne os principais investidores locais e internacionais vinculados ao grupo financeiro espanhol no País.
Contratações e Novos Negócios: duas agências vêm aí
Tanto aumento de demanda refletiu-se na contratação de mais de 15 pessoas nestes primeiros meses do ano – para criação, atendimento, produção e planejamento. “Já estávamos preparados para este novo momento desde o fim de 2007, quando transferimos nossa sede para um novo local com mais espaço e infra-estrutura”, conta Rodrigo Rivellino. “Este processo de expansão é resultado não apenas da nossa visão de negócio, que acredita no comprometimento com o resultado dos clientes como um diferencial de serviço para relacionamentos de longo prazo, como também da postura das próprias empresas anunciantes, que cada vez mais implementam os mesmos modelos de concorrência, contratos de longo prazo e planejamento de ações já conhecidos nas agências de propaganda tradicionais dentro do mercado promocional. Isso só faz aumentar o profissionalismo e a eficácia das ações”.
Falando em expansão e profissionalismo, Rivellino comenta que as duas novas empresas a serem apresentadas ao mercado nos próximos meses terão o papel de complementar e agregar valor ao negócio da Aktuell, mas sem deixar de trilhar um caminho de negócios por conta própria. Serão empresas independentes, porém atuando em sinergia. “Cada uma à sua maneira, estas novas companhias vão atender a demandas imediatas dos atuais e futuros clientes da Aktuell: seja através da inteligência em planos de retail, mensurando resultados de promoções e forças de venda no varejo, seja no novo momento da mídia out of home, que deixa de ser identificada apenas como mídia exterior para se transformar em pontos de contato entre marcas e consumidores em qualquer lugar”. Rivellino acrescenta que, “juntas, ao lado do escopo da Aktuell, estas ferramentas permitirão um planejamento e operação em BTL com maior abrangência e garantias de criatividade e resultado”.
Mas nem todas as coisas são business no dia-a-dia da agência, que ainda conta com marcas como Philips, Claro, Schincariol e Bayer em sua relação de clientes ativos. Neste mês de junho, a Aktuell realizou o primeiro vernissage do Projeto Portifólio, que vai abrigar exposições regulares de novos nomes relevantes das artes visuais. Felipe Morozini (fotografia) e Letícia Ramos (intervenção audiovisual) são os primeiros artistas a passar pelas instalações da agência. “Esta é uma maneira de ir além das referências culturais que precisamos no cotidiano. Qualquer agência que se preze precisa respirar um ambiente de arte autônomo às suas necessidades comerciais”, observa Rivellino.
O nome Projeto Portfólio é um sinal da mistura – fusão – confusão saudável que muitas vezes envolve a publicidade e a arte. “Este nome é intencionalmente dúbio e híbrido para mostrar como o negócio da comunicação se apropria da arte, ao mesmo tempo em que a arte se apropria da linguagem publicitária e da cultura pop: o ‘portfólio’ do nome poderia ser o da agência, mas estamos falando de novos artistas relevantes”, diz o empresário.
A proposta do Projeto Portifólio é uma conseqüência natural da política de captação e retenção de talentos da Aktuell. Desde 2004, Rivellino investe em uma equipe de trabalho com múltiplas formações, indo desde os profissionais normalmente esperados por uma agência (administradores, designers, diretores de arte etc) até a bagagem informativa diferenciada trazida por fotógrafos, curadores, jornalistas e artistas visuais que atuam na empresa em caráter permanente. “Se para muitas agências este tipo de equipe multitask ainda é uma novidade, para nós isto é uma realidade posta em prática há anos”. (VB)
Comentários