Aguativa expande complexo aquático com investimentos de R$ 4 milhões

O o complexo de piscinas do Aguativa Golf Resort está ainda mais atraente para a temporada 2008/2009. A área total acaba de ser duplicada, com investimentos que somam R$ 4 milhões. A partir de agora, o turista que visita o Aguativa conta com nada menos do que 6.900 m2 de estrutura (sendo 3.600 m2 de área nova), exclusivamente para se divertir e relaxar em águas aquecidas. 

Com a nova configuração,o Complexo Aquático passa a oferecer 11 piscinas no total. Há duas piscinas exclusivas para crianças (uma coberta e outra externa,com duchas em forma de pirulito e escorregador de sapinho), três de biribol (oficiais, com 1m20 de profundidade), três pistas de toboágua (com mais de 17m de altura, 72m de extensão), cascatas, 20 turbilhões individuais (com 1m35 de profundidade), splash bar, hidromassagens (7 banheiras jacuzzi, com capacidade para seis pessoas cada), além de solarium, espaço verão, áreas de convivência (com cadeiras, mesas com guarda-sol, esteiras e cobertura) e até palco para shows. Toda essa estrutura é abastecida com 1,4 milhão de litros de água de fonte mineral, naturalmente aquecida. A temperatura fica sempre entre 32º e 38º,agradável nas quatro estações do ano.

A expansão foi planejada para explorar a água em todos os seus aspectos (lúdico,cenográfico e terapêutico),contemplando idades e perfis variados,tendo em vista o público eclético que visita o Aguativa. Há ambientes tanto para quem deseja relaxar, bater-papo e se bronzear,até para os que gostam de praticar hidroginástica recreativa embalada por fundo musical e muita animação dos Tios. As piscinas cobertas protegem crianças e adultos do sol forte, enquanto o toboágua proporciona muita adrenalina.

Entre os aspectos lúdicos, além do toboágua, da cascata e das atividades desenvolvidas pelos Tios, destacam-se os 18 conjuntos de floaters instalados no piso de uma das piscinas. Esses floaters, através de um processo de pressão, liberam borbulhas e mantêm as pessoas flutuando dentro d´água. Uma atração que promete divertir crianças e adultos, inclusive à noite, com iluminação especial que proporciona um belo efeito visual.

O recurso da iluminação é um destaque importante no novo Complexo Aquático, que o torna extremamente atraente também no período noturno. Luzes aparecem sempre de forma indireta e refletidas –de modo a iluminar o ambiente sem ofuscar, promovendo conforto visual– e constantemente associadas aos diferenciais arquitetônicos, valorizando-os e compondo efeitos cenográficos de encher os olhos. Um exemplo é o gêiser, um bico de alta pressão que emite um jato d´água a uma distância de 7 a 8 metros. Iluminado, o gêiser forma um elemento cênico marcante, que encanta e valoriza eventos especiais.

Assim, seja no período diurno ou noturno, com clima de verão ou inverno, e sejam quais forem as preferências de atividades, todos os públicos podem desfrutar plenamente e com muito conforto as águas aquecidas do Aguativa Golf Resort.

Expansão programada

A ampliação do Complexo Aquático integra o plano de expansão do Aguativa, que prevê investimentos permanentes e ações pontuais para infra-estrutura de lazer, aprimoramento das acomodações com total conforto, ações sócio-ambientais, área gastronômica, campo de golfe, tecnologia e eventos, além de qualidade no atendimento e satisfação de colaboradores.

"A reinauguração do Complexo Aquático reafirma o compromisso do Aguativa com o lazer para todas as idades e torna esta atração, que sem dúvida é uma das mais queridas pelos hóspedes, ainda mais dinâmica e agradável", afirma Gilberto Neszlinger,superintendente do resort. 

A contar da execução do projeto até o término das obras, foram 15 meses de trabalho intenso. Ao todo, a ampliação envolveu cerca de 90 profissionais,entre funcionários do Aguativa e de empresas terceirizadas,que trabalharam em dois turnos.Tudo para que a principal atração do Aguativa estivesse impecável para temporada de verão.

Imprescindível para o sucesso da ação foi a arquiteta Marize Cecato, que conhece bem o resort. Para a duplicação do Complexo Aquático, Marize se baseou na infra-estrutura já existente (também um projeto seu) e no Plano Diretor do Aguativa, que estabelece as diretrizes da linguagem visual do empreendimento. 

"O Plano prevê aspectos como materiais adotados, visual, vegetação e outros. Ou seja, cada intervenção é bem fundamentada e completa um pedacinho do que está planejado. Isso é muito importante quando se pensa em médio e longo prazos, além de agregar muito valor aos trabalhos tecnicamente", explica a arquiteta.

"Os revestimentos cerâmicos em quatro cores diferentes, por exemplo, compõem desenhos geométricos e, associados à dinâmica da água, resultam em efeito cênico interessante. Pastilhas de vidro em diferentes tonalidades foram aplicadas em elementos de destaque e decorativos, como rampas de ligação entre as piscinas, colunas e cascata", afirma. 

Outro aspecto marcante do projeto é a estrutura em madeira com cobertura em piaçava sobre o palco e o bar."Confere uma linguagem tropical sem perder a referência à arquitetura do empreendimento, uma vez que suas linhas se assemelham a outras instalações do resort. O clima tropical também está presente no espaço verão, que recebeu arandelas de trama sintética. O material, que parece palha de bananeira, promove a luz indireta confortável e acolhedora para a noite, além de estar presente também nas cadeiras que mobíliam o ambiente", destaca Marize.

Até mesmo o trabalho de manutenção diária das instalações foi cuidadosamente pensado no projeto. A arquiteta planejou para haver acesso em todo o entorno das piscinas, além de desenvolver galerias subterrâneas exclusivamente para operação dos sistemas elétrico e hidráulico. Dessa forma, os 15 funcionários que realizam procedimentos diários de manutenção têm seu trabalho otimizado.

Portanto, que há total integração do aspecto estético com o funcional e que cada detalhe do Complexo Aquático foi projetado e desenvolvido em função do conjunto arquitetônico do Aguativa. O resultado agrega valor à estética já predominante, com materiais que remetem ao aspecto regional e soluções inovadoras para a função do espaço.

(JA)