Aeromóvel inicia operação na capital gaúcha

Com a presença da presidente Dilma Rousseff, realizou-se na manhã deste sábado, 10, a cerimônia do início da operação do Aeromóvel de Porto Alegre. O prefeito José Fortunati fez a primeira viagem com a presidente na estação Aeroporto do Trensurb.
Governador Tarso Genro (E), Presidenta Dilma Rousseff (C) e Prefeito José Fortunati (D)



Em seu pronunciamento, Fortunati ressaltou que hoje é um dia histórico para a discussão da mobilidade urbana, grande tema que aflige os brasileiros. Destacou medidas importantes do governo federal na busca de qualificação maior do transporte urbano nas cidades. "Precisamos mudar a cultura do automóvel, pensando em forma forte e combatente para buscar alternativas concretas para que a população brasileira possa contar com transporte público de qualidade com vários modais como metrô , transporte hidroviário, BRT", disse.

Fortunati fez ainda uma homenagem a Oskar Coester, criador do projeto do Aeromóvel. "Tu representas o anseio de todos os brasileiros, és um obstinado pela concretização desse sonho". A presidente aproveitou o evento para reafirmar seu compromisso de ajudar na reconstrução do Mercado Público, revelando "especial ligação" com o espaço histórico, que reabre terça-feira, dia 13. Pelo PAC Cidades Históricas serão destinados R$ 19,5 milhões para as obras de recuperação do prédio.

O Aeromóvel interligará a Estação Aeroporto ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O projeto é totalmente desenvolvido no Brasil e usa tecnologia 100% nacional de baixo impacto ambiental. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitirão integração e acesso rápido e direto dos usuários ao terminal aeroportuário. Estima-se que cerca de 7,7 mil pessoas utilizarão o transporte diariamente.

Durante o periodo de operação assistida, que tem previsão de duração de até 90 dias, o funcionamento da linha estará sob responsabilidade da empresa contratada, a Aeromóvel Brasil S.A. A operação ocorrerá em horário reduzido, das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira, sem cobrança de passagem.

O projeto - Com total de 814 metros, o Aeromóvel terá ligação entre duas estações de embarque e o trajeto será percorrido em dois minutos. Os dois veículos funcionarão conforme a demanda do período. O projeto foi orçado em aproximadamente R$ 37,8 milhões. Por ser totalmente desenvolvido no Brasil e usar tecnologia 100% nacional, o Aeromóvel tem movimentado a indústria e o mercado profissional do país. A obra, que durou quase três anos, envolveu 59 empresas e 1.058 pessoas. A estrutura é uma criação do engenheiro e presidente da Aeromóvel Brasil, Oskar Coester.

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre