Ações em prol do meio ambiente serão premiadas pelo Prêmio Consciência Ambiental

Com o intuito de reconhecer, estimular e premiar organizações que desenvolvem projetos que visam a conservação e sustentabilidade do meio ambiente, o Espaço Immensità, um dos maiores exemplos de sustentabilidade no Brasil, localizado em São Paulo, desenvolveu o Prêmio de Consciência Ambiental / Immensità.

Com o intuito de reconhecer, estimular e premiar organizações que desenvolvem projetos que visam a conservação e sustentabilidade do meio ambiente, o Espaço Immensità, um dos maiores exemplos de sustentabilidade no Brasil, localizado em São Paulo, desenvolveu o Prêmio de Consciência Ambiental / Immensità.

Com as inscrições abertas em junho de 2021 e encerradas em março de 2022, a organização do Prêmio analisou todos os projetos e no dia 14 de junho anunciará e homenageará os melhores projetos e ações de impacto positivo no meio ambiente realizados dentro do território nacional. A comissão julgadora do Prêmio é constituída por jurados especialmente convidados pela organização do evento e habilitados em cada categoria especificada.

Será um grande evento, todo voltado à questão da sustentabilidade e do meio ambiente, teremos um grande destaque para a história da sustentabilidade no Brasil e no Mundo”, aponta Claudio Moyses, coordenador do projeto Consciência Ambiental.

Além do Prêmio em si, este ano, a organização lançou um canal no Youtube onde apresenta entrevistas com Agentes de Transformação Ambiental, visando a apresentação de projetos reconhecidos pelo Brasil e o mundo. Lá, estão disponíveis mais de 20 vídeos com entrevistas sobre temas relevantes da causa, como voluntariado, recuperação energética de resíduos, ecoturismo, ESG, sustentabilidade do agronegócio, entre outros: clique aqui para saber mais.

O Immensità foi o primeiro empreendimento no país a receber o Certificado Internacional de Alta Qualidade Ambiental (AQUA / HQE) e foi construído sob elevados conceitos de sustentabilidade, e hoje busca inspirar outros empreendimentos e negócios a desenvolver ações na conservação do planeta para futuras gerações” complementa Claudio Moyses.

Marcos históricos da causa

Por muitos anos acreditava-se que o meio ambiente seria uma fonte inesgotável de recursos e pouco foi feito em sua preservação. Apenas na década de 1970 deu-se início a discussão do impacto negativo da humanidade e suas tecnologias no meio ambiente. Trinta anos atrás aconteceu na cidade do Rio de Janeiro a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento no Brasil, a Eco-92. Durante a Conferência foram levantados importantes pontos de vista sobre o meio ambiente e permitiu também debates e contribuições para o modelo de desenvolvimento ambientalmente sustentável.

Em 2012, vinte anos após a Eco-92, o Brasil recebeu outra Conferência que teve como objetivo renovar os compromissos políticos com o desenvolvimento sustentável, no Rio de Janeiro. A Rio+20 debateu dois temas principais: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

Trinta anos após a Eco-92, a sustentabilidade ainda é um desafio a ser encarado. Por esse motivo o Prêmio Consciência Ambiental / Immensità tem como intuito valorizar iniciativas públicas e privadas que contribuem positivamente para o meio ambiente sustentável”, conclui o coordenador do projeto.