Acampamento Farroupilha é visitado por 68 mil pessoas em POA

A atividade ocorreu nesta quinta-feira, 12, e faz parte da programação do Turismo de Galpão.
Culinária gaúcha é destaque de oficina



Com mesa farta, o DTG Sangue Nativo recebeu o grupo de visitantes para a oficina de Café Campeiro. A atividade ocorreu nesta quinta-feira, 12, e faz parte da programação do Turismo de Galpão. O coordenador cultural do espaço, Anderson Santos de Andrades, iniciou a oficina contando como começou a tradição do legítimo café da manhã no campo. “O gaúcho saía para trabalhar na lavoura o dia inteiro, então o café era a única refeição confirmada e precisava dar sustância, por isso era farto”, explicou Andrades. A forte influência dos povos que colonizaram o Estado, como os alemães, italianos e portugueses, fez com que a refeição ficasse tão diversificada.

Pães, cuca, queijo, salame, aipim frito, linguiça, entres outras especiarias chamaram a atenção do costa-riquenho Eloy Mendez Guevara. “Aqui todas as refeições tem muita carne, inclusive o café da manhã”, comentou ele, que há um mês se transferiu para Porto Alegre para estudar Hotelaria por meio de um programa de intercâmbio do Senac.

O estudante contou, ainda, que está gostando da capital gaúcha. “Estou adorando a experiência, as pessoas são muito sociáveis. E é um povo com uma cultura bastante rica, o Acampamento Farroupilha é o maior exemplo disso. Estou impressionado com os gaúchos amam e preservam a identidade do Estado”, disse.

Café de cambona – Após a degustação das especiarias da culinária campeira, Andrades ensinou aos participantes da oficina como é feito o café de cabona, ou o café de chaleira, como também é conhecido. “É preparo de um modo bastante simples: com a água fervente se adiciona o pó de café. Depois pegamos um tição de fogo (brasa) e colocamos dentro do café, isso faz com que o pó vá todo para o fundo, dispensando a utilização de um coador”, explicou o coordenador cultural. A professora Maria Edite Buchhoez apreciou a bebida campeira: “É uma delícia, tem um gosto diferente”. Maria, que mora em Porto Alegre e visitou o Acampamento Farroupilha pela primeira vez, também aprovou o programa Turismo de Galpão. “É uma ótima iniciativa, pois é uma maneira de integrar as pessoas”, disse.

Caminhada Turística Guiada

Uma verdadeira aula sobre a tradição e o grande apego do gaúcho à religião é o que promete a Caminhada Turística Guiada que ocorreu nesta quinta-feira, 12, no Acampamento Farroupilha, dentro da programação do projeto Turismo de Galpão. O tema da religiosidade do gaúcho esteve na visita ao Espaço Cultural Aporreados do 38, primeira parada do roteiro que começou às 10h, em frente ao Galpão da Hospitalidade, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia).

Sempre acompanhados por um guia de turismo, que ao longo do trajeto resgata aspectos e curiosidades sobre a história do Rio Grande do Sul, da Revolução Farroupilha e do próprio Acampamento, o grupo de participantes seguiu para o espaço da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande, onde está a chamada Fazendinha, um dos locais de grande atração e interação com o ambiente e a lida de uma fazenda gaúcha.

Às 15h, ocorreu a segunda Caminhada Guiada do dia, com a visita ao piquete Nossa Senhora Aparecida, onde foi contada a história do chapéu com uma demonstração de como esta peça indispensável da indumentária gaúcha é produzida. Já no 35 CTG, os caminhantes aprenderam a preparar o chimarrão, além de degustá-lo.

Atividades no Acampamento Farroupilha



Participação do público

Calcula-se que cerca de 3 mil pessoas tenham passado na quarta-feira, 11, pelo Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). Grande parte foi constituída por escolares. O Acampamento Farroupilha já recebeu 68 mil pessoas até o dia 11. O Parque tem sido visitado por uma média de dez escolas ao dia. Com visitas guiadas, teatro de fantoches e lanches, o projeto Ciranda Escolar busca aproximar as redes pública e particular da cultura gaúcha.

A programação de oficinas e palestras do programa Turismo de Galpão prossegue até dia 22 de setembro. A programação está disponível no Galpão da Hospitalidade, no Acampamento Farroupilha, e no site www.portoalegre.travel. Inscrições devem ser feitas pelo e-mail turismodegalpao@gmail.com ou no Galpão da Hospitalidade.

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre