A Abracorp divulgou, na manhã de hoje (23), os resultados de sua pesquisa de vendas, obtidos no primeiro trimestre deste ano. Os dados foram anunciados no Caesar Business São Paulo Faria Lima, na zona sul da capital, durante a realização da reunião mensal da entidade.
Os relatórios apontaram que a Gol Linhas Aéreas, com tarifa média de R$ 567,64, liderou o segmento aéreo no mercado de viagens corporativas, totalizando R$ 414,268 milhões em vendas domésticas, o que representa 34,5% do market share da Abracorp. A TAM ficou logo atrás, acumulando R$ 395,6 milhões (32,9%).
O preço médio das passagens aéreas nacionais registrou aumento de 9,2% no período, se comparado com o verificado no ano passado, fator que indica duas possíveis ações: as companhias aéreas brasileiras reduziram a oferta em rotas de menor demanda e mantiveram as ofertas e reduziram os descontos em trechos cuja demanda corporativa é mais intensa.
A expectativa para os próximos três meses (especialmente maio e junho) é de redução nas movimentações realizadas no setor corporativo, principalmente por conta da realização da Copa das Confederações, o que resultará em uma menor demanda do setor. Em contrapartida, a estimativa é de que haja promoções em todas as rotas, sobretudo devido ao feriado de Corpus Christi (30 de maio) e ao grande evento esportivo em junho.
No que concerne ao segmento aéreo internacional, a TAM liderou, registrando R$ 145.720.886 a partir de uma tarifa média de R$ 2.821,38 – no geral, o preço dos bilhetes aéreos para o exterior caiu 7% em relação a 2012. A demanda se manteve estável e, de acordo com dados divulgados pelo Banco Central, houve crescimento de 12% no volume de gastos dos brasileiros em outros países.
Fazendo um balanço sobre o segmento hoteleiro, a diária média nacional subiu 38% e, a internacional, 45%. O destaque foi para os hotéis independentes, que representaram 41,8% do market share da entidade. Com diárias que giravam em torno de R$ 251,99, movimentaram R$ 201.737.630 e se mantiveram à frente das redes Atlantica (R$ 42.837.441) e Accor (R$ 42.381.210), cuja participação no mercado corporativo foi de 8,9% e 8,8%, respectivamente.
Os meios de hospedagem independentes também foram os mais visados fora do Brasil, somando mais de 61 mil room nights,movimentação de R$ 32.068.417 e representação de 51% entre as agências de viagens associadas à Abracorp.
A pesquisa apontou que a Localiza continua líder no setor de locação nacional, respondendo por 59,7% e com uma diária média de R$ 138,94 – em um panorama geral, as diárias subiram 17,8%. Serviços de locação e de transfers movimentaram, juntos, aproximadamente R$ 43 milhões e, deste volume, 90% foram destinados à locação pura e simples. As perspectivas são positivas para o segundo trimestre, embora a presença de feriados durante a semana possa comprometer seu desempenho. A pesquisa, completa e com análises de comportamento, estará disponível no site www.abracorp.org.br, na coluna de Estatísticas.
Comentários