Abrace divulga Manifesto contra o cancelamento de feiras de negócios

O documento foi divulgado pela Associação Brasileira das Empresas Montadoras e Locadoras de Stands no início da tarde desta quarta-feira (12), em reação às informações de cancelamentos de eventos de negócios por todo o país.

A Associação Brasileira das Empresas Montadoras e Locadoras de Stands - Abrace, divulgou no início da tarde desta quarta-feira (12) um Manifesto dirigido à organizadores de eventos, se posicionando contra o cancelamento de feiras de negócios no primeiro semestre de 2022, principalmente nos próximos meses.

A Abrace é a terceira entidade a se manifestar esta semana sobre os boatos de cancelamentos de eventos de negócios que vêm circulando no mercado nos últimos dias. Nos últimos dois dias, Abrape e Abeoc Brasil já haviam se manifestado sobre o assunto em cartas abertas divulgadas em seus sites e redes sociais.


Em um dos trechos do Manifesto, assinado pelo presidente da entidade, Marcelo Soares, declara que "Parar novamente os eventos seria, agora definitivamente, decretar a morte das empresas, dos empresários, e o desemprego generalizado. Não podemos permitir que isso aconteça novamente."

Confira abaixo a íntegra da Manifestação da Abrace.


São Paulo, 11 de janeiro de 2022.

A ABRACE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS MONTADORAS E LOCADORAS DE STANDS, no uso de suas prerrogativas legais e institucionais, vem, através deste, apresentar seu MANIFESTO, dirigido a todos os organizadores de feiras e eventos, conforme abaixo:

Vivemos tempos sombrios. A pandemia do Coronavírus parece ser um pesadelo sem fim. A corrida da vacina contra a alteração estrutural do vírus, pelo menos por ora, demonstra uma luta árdua.

O setor de eventos sempre se pautou pela segurança e saúde de todos. A preocupação abrangeu, desde o primeiro momento, a saúde de nossos funcionários e colaboradores, mas também do público dos eventos, nossa razão de ser.

A nova alteração do vírus, agora apelidado de Ômicron, tem levado alguns promotores de eventos a cogitar na alteração das feiras agendadas para o início de 2.022.

Respeitosamente, acreditamos que essa não é a melhor alternativa.

Em primeiro lugar, porque o setor de eventos já demonstrou, em diversas ocasiões (vide EXPO RETOMADA 1 e 2) a plena possibilidade da realização das feiras, desde que seguidos procedimentos e normas de saúde e segurança.

O próprio Governo do Estado de São Paulo, abalizando os cuidados procedimentais capitaneados pelo setor, permitiu o retorno das feiras.

A despeito do aumento no número de contaminados, não há, neste momento, qualquer sinalização sobre aumento de mortes. O “novo vírus”, embora mais contagioso, apresenta letalidade infinitamente menor.

Parar novamente os eventos seria, agora definitivamente, decretar a morte das empresas, dos empresários, e o desemprego generalizado. Não podemos permitir que isso aconteça novamente.

A ABRACE solidariza-se com as milhares de famílias que tiveram ceifadas as vidas de seus entes queridos, mas reitera que no momento, há plenas condições de se manter a realização de TODAS as feiras já agendadas.

Sim aos cuidados. Sim aos protocolos de saúde e segurança. SIM À MANUTENÇÃO DOS EVENTOS.

MARCELO RODRIGO SOARES DE OLIVEIRA

Presidente