Valores atualizados contribuem para a formação dos fees das agências
A Associação de Marketing Promocional (AMPRO) acaba de apresentar a nova tabela referencial para a prestação de serviços de marketing promocional. Os valores foram obtidos com base em análise de mercado junto a clientes e agências, promovido pela atual diretoria da entidade. “A tabela de custos referencial de 2012 é uma das mais amplas e completas já apresentadas pela AMPRO. O mercado promocional está em constante avanço, fato que exige que as agências entreguem trabalhos cada vez mais eficientes. Para isso, precisam disponibilizar estruturas maiores, mais qualificadas, envolvendo pesquisas, além de profissionais mais preparados e criativos, com atuação em todas as disciplinas para o sucesso dos projetos. Nesta nova tabela temos a inclusão de mais de 50 novos itens, com consulta fácil e ampla cobertura.”, afirma Kito Mansano, presidente da associação.
Dentre as novidades, o documento inclui item que apresenta a taxa de 15% referente a honorários sobre os custos de serviços de terceiros/fornecedores executados sob a supervisão da agência, constante nas normas publicadas pelo CENP – Conselho Executivo de Normas-Padrão, apoiadas amplamente pela entidade.
De acordo com a AMPRO, a remuneração do setor promocional difere da de propaganda e publicidade que, normalmente, em função dos volumes na mídia, são remuneradas com base no comissionamento sobre a veiculação.
No caso do segmento promocional, a nova tabela traz valores referentes a todas as possibilidades de prestação de serviços, já que existem diversas formas de atuação das agências, de acordo com a maneira como são compostas as diferentes áreas que determinam sua estrutura funcional – atendimento, diagnóstico/planejamento, criação, compras, produção gráfica, operação/logística e mídia. “São mais de 150 itens sugeridos que vem da demanda de inúmeros clientes e trabalhos realizados pelas agências.”, informa o VP de Desenvolvimento Setorial da AMPRO, Odilon Machado.
As informações da Tabela AMPRO devem ser utilizadas para a composição de “fees” a partir do dimensionamento da dedicação de cada um dos profissionais envolvidos no projeto, bem como o volume criativo, da área de produção e operacional. Podem também ser utilizadas como referência para as atuações por job ou ainda por time sheet.
A Tabela Referencial AMPRO 2012 pode ser visualizada por meio do portal da associação e também no primeiro Anuário Brasileiro de Marketing Promocional, lançado e editado pelo Promoview.
Comentários