ALAGEV anuncia conselho do Hub ESG em evento de co-criação com 110 participantes

Encontro, que aconteceu na terça-feira, apresentou insights para impulsionar a sustentabilidade, questões sociais e de governança corporativa
Encontro, que aconteceu na terça-feira, apresentou insights para impulsionar a sustentabilidade, questões sociais e de governança corporativa

Na terça-feira (6), a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV) realizou o evento Hub ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance), no Hotel Renaissance, na capital paulista.

"O Hub ESG representa um marco importante em nossa jornada de fomentar práticas sustentáveis e responsáveis para o mercado. Acreditamos que esses pilares são fundamentais para o futuro das viagens corporativas e eventos. Com isso, será possível compartilhar conhecimento e melhores práticas para caminhar em direção a um setor mais responsável e consciente”, comenta Luana Nogueira, diretora executiva da ALAGEV.

De acordo com a pesquisa realizada pela Expedia com 11 mil entrevistados, 90% buscam opções sustentáveis para suas viagens, enquanto 3 a cada 5 escolhem alojamento e transporte eco friendly, 74% percebem que sustentabilidade custa caro e 50% mencionam que pagariam a mais por isso.

O encontro híbrido, que contou com a presença de cerca de 60 pessoas presenciais e 50 on-line, teve como destaque Ana Paula Arbache, sócia chefe de inovação e sustentabilidade da Arbache Innovations, e Grace Kelly Cauzo, presidente da associação SCN2A Brasil, e co-fundadora da Pinguim Incentive Travel & Tech Tempo integral, que apontaram o turismo como relevante para a agenda de sustentabilidade e seu impacto nas operações da comunidade e do meio ambiente.

No evento também foram anunciados os integrantes do novo conselho consultivo do Hub ESG da ALAGEV formado por especialistas renomados do segmento. Eles foram facilitadores das mesas de discussões e aproveitaram a ocasião para compartilhar diversos insights valiosos sobre como abraçar práticas sustentáveis e socialmente responsáveis mantendo uma governança sólida, além de incentivar os participantes a divulgarem os cases das suas empresas e do mercado, entender quais informações gostariam de aprofundar e qual o formato que gostariam de receber as atualizações.

ESG não é filantropia, é um caminho para continuarmos fechando bons negócios, com eventos e viagens, sem esquecer do mundo à nossa volta", ressalta Adriana Santana, integrante do novo conselho.

O conselho nasce diverso para contribuir com o avanço da agenda. Não é fácil chegar aqui, mas é mais difícil ainda se manter aqui. Formação, reputação, comprovação de legado, visão de futuro e conhecimento do setor são fundamentais. Por isso, advogar pela presença da diversidade em conselhos empresariais é muito importante. Vamos em frente, cada passo constrói novas oportunidades. Parabéns ALAGEV por estar nessa jornada”, ressalta Ana Paula.

Confira a lista completa integrantes do conselho consultivo:

  • Adriana Santana (MCI Brasil)
  • Ana Paula Arbache (Arbache Innovations)
  • Cristiane Iwayama (Walt Disney Company Brasil)
  • Flavia Cunha (Audens Group)
  • Giancarlo Alcalai (Boyden)
  • Gianfranco Muncinelli (International Dynamic Advisors - INTEDYA)
  • Grace Kelly Cauzo (SCN2A Brasil)
  • José Marques (Z. Marks Projeto)
  • Luana Nogueira (Alagev)
  • Marcelo Chanoft (Grupo R1)