ABIH-SP divulga pesquisa de desempenho da hotelaria paulista no mês de março/22

A XXI edição da pesquisa da série exclusiva realizada pela ABIH – SP traz o resumo do desempenho da Hotelaria Paulista no mês de Março/22. Sondagem traz breve análise dos resultados e aponta o momento do mercado.


A XXI edição da pesquisa da série exclusiva realizada pela ABIH – SP traz o resumo do desempenho da Hotelaria Paulista no mês de Março/22. Sondagem traz breve análise dos resultados e aponta o momento do mercado.

O mês de Março é determinante para o movimento hoteleiro do Estado de São Paulo. Marca o encerramento da alta temporada dos polos de lazer, além do início e retomada do forte movimento corporativo nos polos com este apelo principal.

O término do carnaval é o grande marco desta transição. Ainda que os desfiles tenham sido postergados ao feriado de Tiradentes, a referida transição está muito consolidada e ratifica-se nos números apresentados neste estudo.

A retomada dos grandes eventos em pavilhões de feiras e nos próprios espaços dos hotéis também reforça a entrada no período de alta temporada da movimentação corporativa.

Com relação ao lazer, inicia-se o período de média/baixa, e os destinos contarão com o calendário de feriados e atividades de eventos em suas localidades. Considere-se, também, a demanda reprimida decorrente da pandemia C-19.

Apesar de ainda presente, a pandemia vai ficando para trás, aos poucos. Quando se olha para frente, o foco recai na recuperação das perdas – de forma assertiva e sustentável.

Cabe lembrar que 2022 é ano eleitoral e de copa do mundo. No entanto, o grande mercado do turismo tirou boas lições da crise. O retorno se dá com mais força, maturidade e resiliência.

Iniciamos uma nova fase das pesquisas realizadas pela ABIH-SP. Em tempos de recuperação de mercado e de informação com responsabilidade, a Abih-SP se consolida como referência na produção de indicadores do mercado hoteleiro do Estado. A partir de agora, com muito mais representatividade estratégica, as pesquisas realizadas pela Associação passam a integrar os principais termômetros do mercado, apoiando o setor nos comparativos e nas tomadas de decisões. Obrigado hoteleiros, pela vossa contribuição!”, agradece Roberto Gracioso, conselheiro fiscal e responsável pelo desenvolvimento do projeto de pesquisa da entidade.

Indicadores iniciais da amostragem com base nas respostas;

O retorno dos hotéis de 13 MRTs do Estado de São Paulo – ou 81,25%do total de MRTs. A representatividade dos 456 municípios equivale a 70,69% do total do Estado. As 98.446 Uhs dos municípios que responderam à pesquisa representam 54,33% do total de hotéis do Estado. E o total de respostas de 86 hotéis refere-se a 2,65% do total de hotéis paulistas.

Os três principais indicadores do mês de Março/22

A taxa de ocupação acumulada do Estado de São Paulo ficou em 56,05%. A diária média acumulada alcançou R$ 291,99. Já o RevPar acumulado registrou R$ 163,66.

Dados suplementares

A quantidade de hotéis abertos, em termos percentuais, totalizou 98,85% (variação de -1,15% em relação a Fevereiro/22). As Uhs declaradas ‘fechadas’ dos hotéis em operação equivaleram, pela pesquisa, 2,97% (variação de +1,54 p.p. em relação a Fevereiro/22). E a relação funcionários/Uhs foi de 0,32% (variação de -5,88% em relação a Fevereiro/22. Em relação ao início da série, variação ficou em -46,7%.

O relatório completo da pesquisa, inclusive gráficos estratificados por regiões do Estado de São Paulo, pode ser acessado diretamente no website da Abih-SP, link: https://abihsp.com.br/2022/01/07/resultado-da-pesquisa-do-desempenho-hotelaria-paulista-marco-2022/

A consulta é rápida e plenamente amigável.