A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo (ABIH-SP) apresentou, na última quarta-feira (30), o Programa Retrofit Tecnológico de Hotéis, uma iniciativa voltada à modernização da hotelaria no estado de São Paulo, no Sheraton São Paulo WTC Hotel. Realizado em parceria com o Portal do Hoteleiro, o projeto contou com o apoio institucional da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo e se alinha ao Plano Brasis, da Embratur, que visa fortalecer o Brasil como destino sustentável e inovador.
"O Programa de Retrofit Tenologico de Hotéis tem realização parceira com o Portal do Hoteleiro, que conta com conteúdos especialmente voltados a modernização tecnológica e a qualificação dos meios de hospedagem, então vale a pena dar uma olhada com atenção nos dados interessantes sobre o mercado e o potencial que ele representa no nosso país para o aprimoramento dos serviços de automação tecnológica", afirma Luiz Henrique Miranda, ao iniciar a abertura do encontro.
Segundo os responsáveis especialistas que apresentaram o projeto durante o encontro, o retrofit tecnológico atua em três frentes: automação de suítes e apartamentos (como controle de luzes, cortinas, ar-condicionado e fechaduras inteligentes), modernização das áreas comuns e implantação de sistemas de gestão energética, hídrica e de gás, todos integrados a métricas de sustentabilidade e eficiência operacional. Já a ferramenta digital Guest Facilities, desenvolvida pela Net4Guest, permite ao hóspede realizar serviços via aplicativo ou QR code, reduzindo até 70% dos chamados técnicos. Segundo Renato Pardo, CEO da Net4Guest, a solução promove mais agilidade, autonomia e redução de custos operacionais
Walter Teixeira, head comercial do Portal do Hoteleiro, ressaltou que um hotel médio em São Paulo pode alcançar retorno do investimento em automação entre 1,5 e 2,8 anos, dependendo da complexidade das soluções aplicadas. Estudos apresentados indicam cenários com diária média de R$ 500 e taxa de ocupação de 57%. O projeto já atraiu o interesse de sete hotéis no estado de São Paulo, inclusive um empreendimento em Natal (RN), ressaltando seu potencial de expansão. "Um hotel que fizer todo o investimento vai gastar mais do que um hotel que investir menos, mas, em compensação, esse hotel investidor total terá um retorno financeiro muito maior e muito mais rápido também", explica.
Idealizado, também, por José Roberto Muratori (Marbie Systems), o retrofit reforça práticas ESG com foco em redução de desperdício, automação inteligente e conectividade robusta, além de promover capacitação e união dos hoteleiros por meio da plataforma Solution4Hotel — ferramenta de compras colaborativas em parceria com a ABIH Nacional. O profissional destaca, exclusivamente, a importância do projeto para a indústria de eventos:
"Atualmente, temos diversas tecnologias que estão se estabelecendo para otimizar a experiência de todos os envolvidos em eventos, incluindo participantes, organizadores e o hotel, com foco especial no lado operacional. Observamos, por exemplo, um aumento na qualidade do aproveitamento das salas. Estamos, portanto, implementando recursos como cortinas de alta qualidade, que podem ser instaladas em ambas as salas durante os eventos para otimizar a apresentação visual e o conforto, incluindo climatização através de ar condicionado. Muitas vezes, participantes que frequentam os eventos pela primeira vez encontram dificuldades em localizar os controles dos equipamentos nas salas. Para solucionar isso, estamos buscando soluções que integrem novas tecnologias, como pequenos painéis de controle intuitivos, onde o responsável pelo evento possa realizar facilmente as operações necessárias. A automação oferece soluções para essas necessidades, com instalações que demandam pouca infraestrutura e podem ser implementadas rapidamente, disponibilizando as informações aos gestores", afirma.
Confira imagens do evento:

Comentários