ABIH-RJ e HotéisRIO divulgam ocupação hoteleira para Carnaval 2022

As regiões de Ipanema/Leblon e Barra/Recreio/ São Conrado estão acima da média, com 86,47% e 82,47% respectivamente
Segundo o HotéisRIO, até o momento a rede hoteleira do município do Rio de Janeiro registra uma média de 78,01% dos quartos reservados para o período de 26 a 28 de fevereiro

Rio - A ABIH-RJ e HotéisRIO divulgaram, nesta quinta-feira (24), a pesquisa de ocupação para o feriado de Carnaval. Segundo o HotéisRIO, até o momento a rede hoteleira do município do Rio de Janeiro registra uma média de 78,01% dos quartos reservados para o período de 26 a 28 de fevereiro. As regiões de Ipanema/Leblon e Barra/Recreio/ São Conrado estão acima da média, com 86,47% e 82,47% respectivamente. Em terceiro aparecem Leme/Copacabana, com 74,95%, seguidos de Centro (74,74%) e Flamengo/Botafogo (72,66%).

De acordo com a ABIH-RJ, a rede hoteleira no interior do estado registra uma média de 78,48% dos quartos reservados. Em primeiro lugar está Arraial do Cabo, com 95%; a vice-liderança pertence a Paraty, com 90%; em terceiro estão, empatados, Angra dos Reis e CaboFrio, com 86,20%, seguidos de Armação dos Búzios (84,70%), Macaé (84%), Rio das Ostras (82%) e Vassouras (70,20%); a oitava posição também é um empate entre Miguel Pereira e Teresópolis, com 69,40%; Valença/ Conservatória estão na nona posição, com 69,30%, seguidos por Nova Friburgo (68,60%) e Itatiaia/ Penedo (65,20%), em último.

Para o secretário de Turismo do Estado do RJ, Gustavo Tutuca, a pesquisa é resultado de um trabalho conjunto para que o Rio de Janeiro se consolide como destino seguro e pronto para receber os turistas. "Mesmo sem nosso tradicional carnaval, estamos apresentando bons números, tanto na capital como no interior do estado. Depois de um réveillon promissor, estamos com um cenário forte de retomada para o ano de 2022, que será de grandes conquistas para a hotelaria e o turismo do Rio de Janeiro", disse.

O presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, está otimista em relação ao feriado de Carnaval. A boa ocupação atual dos hotéis vem assim desde o Réveillon, por conta dos turistas nacionais. "A expectativa é de que, mesmo com o adiamento dos desfiles e a suspensão dos blocos de rua, a ocupação no feriado momesco chegue a 85%, pois ainda há muitas reservas chegando. Afinal de contas no ano passado, quando tivemos um Carnaval sem folia de rua e desfiles, o Rio de Janeiro registrou 80% de taxa ocupação hoteleira".

Alfredo Lopes atribui esse bom resultado ao fato de o Rio ser uma cidade cosmopolita, diversa, com atrativos turísticos reconhecidos internacionalmente, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, inúmeras opções culturais e gastronômicas, além de belezas naturais como nossas praias e umas das poucas florestas urbanas do mundo. "O avanço da campanha de vacinação e as ações que nosso setor tomou, como os rígidos protocolos de segurança sanitária implantados, melhoraram o cenário. A grande maioria dos hóspedes é de turistas nacionais. Há várias razões para esse cenário: a taxa de câmbio desfavorável fez com que os brasileiros optassem por fazer viagens domésticas; além disso, muitos deram preferência para meios de transporte rodoviários. Esses dois motivos, aliados à nossa proximidade com os principais destinos emissores de turistas devem manter alta a procura por nossa cidade".

O presidente da ABIH-RJ, Paulo Michel, afirmou estar muito animado com as taxas de ocupação hoteleira no feriado de Carnaval no interior do estado. "As cidades com atrativos de praias estão na liderança, como era de se esperar no verão. Com o avanço da vacinação, os brasileiros decidiram viajar mais e em curtas distâncias, o que privilegia o interior do Estado do Rio, que tem experiências para todos os gostos. Como muitos decidem em cima da hora acreditamos que essa ocupação aumentará ainda mais, podendo chegar na média geral a 85%".