Parte central da missão da ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) desde sua criação, o trabalho pela disseminação de informações e prestação de serviço para os consumidores do transporte aéreo foi intensificado no último mês. Marcado pela celebração do Dia do Consumidor (15/03), março foi transformado em uma temporada inteira de ações destinadas ao tema. Os esforços terão sequência ao longo do ano.
Com caráter multiplataforma, as atividades buscaram atingir diversos públicos. Contemplaram desde os consumidores – experientes e novatos, atuais e futuros –, os atores do setor – como as próprias companhias, gestores de tráfego aéreo e operadores aeroportuários –, até autoridades públicas e entidades representativas. A estratégia foi estimular a integração, identificar responsabilidades compartilhadas e estudar possibilidades de aprimoramento de regras. Os conteúdos, por sua vez, buscaram evidenciar os avanços continuados no transporte aéreo, esclarecendo e informando para o estabelecimento de relações conscientes na aquisição e uso de viagens aéreas.
Para o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, 2015 será um ano voltado para o tema dentro do setor aéreo. “Nossa missão em relação aos consumidores é trabalharmos ainda mais para evitar eventuais problemas, criando critérios cada vez mais rígidos em nossos fluxos. Outro ponto é a construção de soluções prévias, uma boa comunicação e parâmetros de conduções de casos com regras claras”, diz o executivo. Adrian Alexandri, diretor de comunicação da ABEAR, comenta que um dos objetivos desse conjunto de ações recentes é também valorizar a percepção do passageiro e mostrar que, apesar da necessidade de melhorias do setor como um todo, a aviação brasileira supera expectativas. “Buscamos falar com quem utiliza o transporte, quem está em contato com os nossos serviços, desde quem usa o avião pela primeira veze ou o faz rotineiramente. Queremos dar voz ao principal ator da aviação: o nosso cliente”.
GUIA DO PASSAGEIRO E CAMPANHAS
Logo no início do mês foi lançada a versão revisada do Guia do Passageiro – Voar Melhor, em formato digital, para desktops e notebooks (no site da ABEAR), e sob a forma de aplicativo para celulares e tablets com sistema iOS (na Apple Store). A edição ficou a cargo da agência PiU Comunica.
O guia traz informações práticas para garantir os melhores preços de passagens, esclarece dúvidas para o transporte de animais, orienta sobre como voar durante a gravidez, destaca a documentação necessária em deslocamentos domésticos e internacionais, para menores desacompanhados ou embarcando com parentes, além de recomendações para viajantes com deficiência ou condições especiais de saúde, entre muitas outras dicas.
O lançamento do Guia do Passageiro, concebido para retratar de forma prática a legislação e práticas do setor, foi também destacado na campanha institucional da ABEAR que é veiculada nas TVs e revistas de bordo das aeronaves das companhias aéreas associadas. As peças mostraram os principais temas da publicação e convidaram os viajantes a fazerem o download do documento. Foi, ainda, recordado no boletim Voar Por + Brasil!, veiculado semanalmente em inserções na programação da rádio CBN e durante o programa Fim de Expediente.
AÇÃO NAS REDES SOCIAIS
Desde o dia 13, nas redes sociais, com divulgação no Twitter, Google, Youtube e Facebook, além de posts na página institucional da ABEAR, a associação realiza uma ação especial que compartilha experiências dos consumidores do transporte aéreo. Com a participação da jornalista e apresentadora Pathy de Jesus (com passagens por MTV e Video Show, atualmente no Superbonita, do canal fechado GNT) , a ação foi construída com o relato de passageiros sobre a experiência de voo nas aeronaves das companhias associadas.
Criada pela agência Volt/Ag, a campanha ouviu viajantes de diferentes perfis no desembarque de um aeroporto durante um dia. Eles contaram sobre suas jornadas recentes, destacando aspectos como comodidade, agilidade e incorporação de novas tecnologias de atendimento ao usarem o transporte aéreo. O vídeo está disponível no Youtube. A campanha, que segue impulsionada até o dia 15, já atingiu mais de cinco milhões de impressões até seu final.
A escolha da apresentadora Pathy de Jesus para a ação nas mídias digitais também foi pautada pela intenção de facilitar a identificação pelo grande público. “Buscamos uma personagem que fosse comum, que tanto passasse a ideia de passageiro, quanto falasse facilmente com os consumidores”, diz Alexandri.
AVIAÇÃO EM DEBATE
As relações de consumo continuaram no foco na semana passada, em Brasília, durante o evento Aviação em Debate – Os Desafios do Setor, promovido pela ABEAR. O encontro teve um painel exclusivamente dedicado à abordagem de questões ligadas ao consumidor que foram debatidas por representantes da ABEAR, Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) e da Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEAA).
Na oportunidade, a secretária Juliana Pereira, da Senacon, comentou a evolução nas relações com o consumidor após as ações voltadas para a Copa do Mundo. “A atuação em conjunto da ABEAR e suas companhias associadas, Senacon e demais atores mostrou que se trabalharmos de forma responsável, com clareza sobre o papel de cada envolvido e coordenação mútua teremos um ambiente cada vez melhor”. Ainda para a secretária, essa experiência deixou um legado para o setor, que agora terá mais um desafio: os Jogos Olímpicos.
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