O workshop debaterá a gestão de investimentos e o conjunto de métricas em marketing. Hoje existe um grande número de ferramentas e técnicas para controlar o retorno dos investimentos e os participantes terão a oportunidade de conhecer todos e a melhor oportunidade de usá-los no dia a dia.
Serão dois dias de treinamento. No primeiro dia, o participante terá uma visão de como programar as métricas de marketing e vendas na sua empresa, discutir as métricas adotadas, noções de finanças e casos práticos de ROI em marketing e trade marketing. No segundo dia, os inscritos terão as principais informações e métricas que as empresas que acompanham o mercado fornecem aos seus clientes, além da análise de um case real.
O workshop será ministrado por especialistas da área como Fabio Cornibert, presidente do Comitê de Finanças da ABA, Mauro Fusco, diretor de desenvolvimento de métodos da Milward Brown e Leonardo Barci, presidente da YouDb, especializada em auxiliar as empresas a otimizar de forma mensurável os investimentos de marketing.
Programação
Dia 18 de Julho
08h30/09h00 – Welcome-Coffee
09h00/16h00 - Conteúdo Programático curso de métricas e ROI em Marketing
Fabio Cornibert
Conceito de métrica.
Tipos de métricas.
Métricas de vendas e marketing.
Como demonstrar uma métrica adequadamente.
Construção de um Dashboard.
Modelo de maturidade das empresas.
Pesquisa sobre medição nas empresas.
Desafios de Marketing e da Comunicação.
ROI em Comunicação.
ROI em Trade Marketing com exercícios.
Contabilidade Financeira.
Avaliação Financeira de Investimentos com exercícios.
Discussão de como calcular ROI em eventos de Marketing e Vendas.
16h00/17h30 - Bayes Forecast
Eugenio Caner, PhD, Business Development Director.
Analise Econométrica
Dia 19 de julho
08h00/08h30 – Welcome-Coffee
08h30/11h00 – Conteúdo
Mauro Fusco
Pesquisa de mercado como fonte informação para análise de ROI
Investimento publicitário e construção de marcas
Modelos econométricos
Conceitos de análise multivariada
O impacto das variáveis macroambientais na saúde de marca
O cálculo do incremento de resultado
O cálculo do ROI publicitário
A saturação dos meios de comunicação
Otimização de plano de mídia
Conceitos de amostra e erro
Auditagem de varejo
Auditagem de consumo
Monitoramento dos investimentos publicitários
Monitoramento da saúde de marca
Métricas do comportamento online
Fontes e provedores de dados e informações
11h00/12h30 - Discussão caso empresa MC
12h30/13h00 – Brunch
13h00/14h00- Discussão caso empresa MC
14h00/16h00 - Leornardo Barci
►Vale a pena implementar uma solução de ROI em Marketing – Prós e Contras
Como implementar na sua empresa a metodologia
♦ Etapas
♦ Pessoas
♦ Processos
♦ Tecnologia
♦ Fatores chave de sucesso
Perfil dos Facilitadores:
Fabio Cornibert: Trabalhou quase 40 anos na área Financeira. Ocupou a posição de Diretor Financeiro do Abbott Laboratórios, Colgate e nos últimos 16 anos foi Diretor Financeiro da Johnson & Johnson. Foi Presidente do Comitê de Finanças da ABA, é membro do Comitê de Finanças, Contabilidade e Mercado de Capitais do IBGC, Conselheiro da United Way Brasil, Conselheiro da Baruel e Presidente do Conselho de Administração do Lopes Supermercados, também foi Professor de Pós Graduação da FAAP. Fábio é formado em Economia pelas FMU e tem Pós-Graduação em Administração Contábil e Financeira pela FGV e diversos cursos de especialização no Brasil e no exterior.
Fez diversas palestras sobre ROI, Carreira Profissional, Gestão de Indicadores/Finanças e mais de 60 apresentações sobre Business Plan, Estratégia e Revisão de Negócios às Matrizes.
Leonardo Barci: Presidente da youDb, especializada em auxiliar as empresas a otimizar de forma mensurável os investimentos de marketing, utilizando estratégias e soluções de Marketing Direto e CRM. Atua desde 1998 no mercado de Marketing Direto e CRM, gerenciou e desenvolveu grande número de modelos estatísticos que auxiliam até hoje empresas na aquisição, redução de perda (churn management), desenvolvimento da carteira de clientes (cross/up-sell) e segmentação (cluster analisys). Já participou de projetos de DBM para países da América Latina como Uruguai, Argentina, Bolívia, Venezuela, Colômbia, Paraguai, México e outros do Caribe. Leonardo é formado em Administração de Empresas com ênfase em tecnologia, com pós-graduação em Marketing pela FGV. É um apaixonado e grande incentivador do tema.
Mauro Fusco: Trabalha há 22 anos na área de Pesquisa de Mercado, com passagens em institutos de pesquisa, indústria de bens de consumo e mercado financeiro. Lecionou disciplinas de Pesquisa de Mercado para graduação na UNISO, atuado em ambos os lados da produção e do uso da informação mercadológica. Atualmente, como Diretor de Desenvolvimento de Métodos Millward Brown-Brasil, multinacional do grupo WPP especializada em estudos de comunicação e mercado, atua com foco na implementação de métodos quantitativos e ferramentas de neurociência aplicada para avaliação de resultados de ações de comunicação e ativação de vendas. Mauro é formado em Sociologia pela PUC-SP e tem Pós-Graduação em Comunicação Social pela ECA/USP, Pós-graduação em Pesquisa de Mercado, Comunicação Opinião e Mídia pela ESPM-SP e Mestrado em Antropolgia pela PUC-SP, além de diversos cursos de especialização nas áreas de estratégia, gestão e métodos quantitativos.
Serviço
Data: 18 e 19 de julho
Horário: 8h30 às 17h00
Local: Auditório da ABA – Avenida Paulista, 352 – 6º andar – São Paulo
Valor:
Associados da ABA: R$ 800,00
Associados de Entidades Conveniadas: AMPRO, ABEP e CENP: R$ 900,00.
Demais Interessados: R$ 1.000,00
Incluso: Welcome-coffee, breaks, tradução simultânea, material de apoio e certificado de participação
Informações: 11.3283-4588 ou pelo e-mail eventos@aba.com.br
ABA
A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes é uma entidade sem fins lucrativos, criada para representar, defender interesses comuns e contribuir para a evolução e profissionalização de empresas anunciantes do Brasil. É responsável por cerca de 70% dos investimentos em propaganda no País.
É filiada à WFA – World Federation of Advertisers, entidade que congrega associações de anunciantes de 55 países, incluindo todas as principais economias mundiais e empresas responsáveis por mais de 60% dos investimentos publicitários internacionais.
A ABA também é fundadora e integrante do Conar – Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária e do Cenp – Conselho Executivo das Normas-Padrão.
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