ABA realiza Workshop Técnico de Métricas e Roi em Marketing

A ABA, Associação Brasileira de Anunciantes, convida os profissionais da área de comunicação e marketing a participarem do Workshop Técnico de Métricas e Roi, que acontece nos dias 18 e 19 de julho , a partir das 08h30, no Auditório da ABA.

O workshop debaterá a gestão de investimentos e o conjunto de métricas em marketing. Hoje existe um grande número de ferramentas e técnicas para controlar o retorno dos investimentos e os participantes terão a oportunidade de conhecer todos e a melhor oportunidade de usá-los no dia a dia.

Serão dois dias de treinamento. No primeiro dia, o participante terá uma visão de como programar as métricas de marketing e vendas na sua empresa, discutir as métricas adotadas, noções de finanças e casos práticos de ROI em marketing e trade marketing. No segundo dia, os inscritos terão as principais informações e métricas que as empresas que acompanham o mercado fornecem aos seus clientes, além da análise de um case real.

O workshop será ministrado por especialistas da área como Fabio Cornibert, presidente do Comitê de Finanças da ABA, Mauro Fusco, diretor de desenvolvimento de métodos da Milward Brown e Leonardo Barci, presidente da YouDb, especializada em auxiliar as empresas a otimizar de forma mensurável os investimentos de marketing.

Programação

Dia 18 de Julho

08h30/09h00 – Welcome-Coffee

09h00/16h00 - Conteúdo Programático curso de métricas e ROI em Marketing

Fabio Cornibert

Conceito de métrica.

Tipos de métricas.

Métricas de vendas e marketing.

Como demonstrar uma métrica adequadamente.

Construção de um Dashboard.

Modelo de maturidade das empresas.

Pesquisa sobre medição nas empresas.

Desafios de Marketing e da Comunicação.

ROI em Comunicação.

ROI em Trade Marketing com exercícios.

Contabilidade Financeira.

Avaliação Financeira de Investimentos com exercícios.

Discussão de como calcular ROI em eventos de Marketing e Vendas.

16h00/17h30 - Bayes Forecast

Eugenio Caner, PhD, Business Development Director.

Analise Econométrica

Dia 19 de julho

08h00/08h30 – Welcome-Coffee

08h30/11h00 – Conteúdo

Mauro Fusco

Pesquisa de mercado como fonte informação para análise de ROI

Investimento publicitário e construção de marcas

Modelos econométricos

Conceitos de análise multivariada

O impacto das variáveis macroambientais na saúde de marca

O cálculo do incremento de resultado

O cálculo do ROI publicitário

A saturação dos meios de comunicação

Otimização de plano de mídia

Conceitos de amostra e erro

Auditagem de varejo

Auditagem de consumo

Monitoramento dos investimentos publicitários

Monitoramento da saúde de marca

Métricas do comportamento online

Fontes e provedores de dados e informações

11h00/12h30 - Discussão caso empresa MC

12h30/13h00 – Brunch

13h00/14h00- Discussão caso empresa MC

14h00/16h00 - Leornardo Barci

►Vale a pena implementar uma solução de ROI em Marketing – Prós e Contras

Como implementar na sua empresa a metodologia

♦ Etapas

♦ Pessoas

♦ Processos

♦ Tecnologia

♦ Fatores chave de sucesso

Perfil dos Facilitadores:

Fabio Cornibert: Trabalhou quase 40 anos na área Financeira. Ocupou a posição de Diretor Financeiro do Abbott Laboratórios, Colgate e nos últimos 16 anos foi Diretor Financeiro da Johnson & Johnson. Foi Presidente do Comitê de Finanças da ABA, é membro do Comitê de Finanças, Contabilidade e Mercado de Capitais do IBGC, Conselheiro da United Way Brasil, Conselheiro da Baruel e Presidente do Conselho de Administração do Lopes Supermercados, também foi Professor de Pós Graduação da FAAP. Fábio é formado em Economia pelas FMU e tem Pós-Graduação em Administração Contábil e Financeira pela FGV e diversos cursos de especialização no Brasil e no exterior.

Fez diversas palestras sobre ROI, Carreira Profissional, Gestão de Indicadores/Finanças e mais de 60 apresentações sobre Business Plan, Estratégia e Revisão de Negócios às Matrizes.

Leonardo Barci: Presidente da youDb, especializada em auxiliar as empresas a otimizar de forma mensurável os investimentos de marketing, utilizando estratégias e soluções de Marketing Direto e CRM. Atua desde 1998 no mercado de Marketing Direto e CRM, gerenciou e desenvolveu grande número de modelos estatísticos que auxiliam até hoje empresas na aquisição, redução de perda (churn management), desenvolvimento da carteira de clientes (cross/up-sell) e segmentação (cluster analisys). Já participou de projetos de DBM para países da América Latina como Uruguai, Argentina, Bolívia, Venezuela, Colômbia, Paraguai, México e outros do Caribe. Leonardo é formado em Administração de Empresas com ênfase em tecnologia, com pós-graduação em Marketing pela FGV. É um apaixonado e grande incentivador do tema.

Mauro Fusco: Trabalha há 22 anos na área de Pesquisa de Mercado, com passagens em institutos de pesquisa, indústria de bens de consumo e mercado financeiro. Lecionou disciplinas de Pesquisa de Mercado para graduação na UNISO, atuado em ambos os lados da produção e do uso da informação mercadológica. Atualmente, como Diretor de Desenvolvimento de Métodos Millward Brown-Brasil, multinacional do grupo WPP especializada em estudos de comunicação e mercado, atua com foco na implementação de métodos quantitativos e ferramentas de neurociência aplicada para avaliação de resultados de ações de comunicação e ativação de vendas. Mauro é formado em Sociologia pela PUC-SP e tem Pós-Graduação em Comunicação Social pela ECA/USP, Pós-graduação em Pesquisa de Mercado, Comunicação Opinião e Mídia pela ESPM-SP e Mestrado em Antropolgia pela PUC-SP, além de diversos cursos de especialização nas áreas de estratégia, gestão e métodos quantitativos.

Serviço

Data: 18 e 19 de julho

Horário: 8h30 às 17h00

Local: Auditório da ABA – Avenida Paulista, 352 – 6º andar – São Paulo

Valor:

Associados da ABA: R$ 800,00

Associados de Entidades Conveniadas: AMPRO, ABEP e CENP: R$ 900,00.

Demais Interessados: R$ 1.000,00

Incluso: Welcome-coffee, breaks, tradução simultânea, material de apoio e certificado de participação

Informações: 11.3283-4588 ou pelo e-mail eventos@aba.com.br

ABA

A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes é uma entidade sem fins lucrativos, criada para representar, defender interesses comuns e contribuir para a evolução e profissionalização de empresas anunciantes do Brasil. É responsável por cerca de 70% dos investimentos em propaganda no País.

É filiada à WFA – World Federation of Advertisers, entidade que congrega associações de anunciantes de 55 países, incluindo todas as principais economias mundiais e empresas responsáveis por mais de 60% dos investimentos publicitários internacionais.

A ABA também é fundadora e integrante do Conar – Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária e do Cenp – Conselho Executivo das Normas-Padrão.

Fonte: Assessoria