A maior feira de mergulho da América Latina acontece em São Paulo, no Anhembi

O PADI DIVE FESTIVAL, que é realizado anualmente desde 2001, reúne operadoras, lojas, ONGs, certificadora, escolas, hotéis, 14 países-destino, agências de turismo especializadas e fabricantes de equipamentos de mergulho.

Para aqueles que nunca experimentaram um mergulho de verdade, com equipamento e cilindro, haverá uma piscina exclusiva para a prática - o chamado Discovery Scuba. Instrutores ensinam como usar os equipamentos e o “aluno” já pode viver a experiência na hora. Este ano o festival inova mais uma vez: além do público em geral, um grupo com Síndrome de Down, previamente selecionado, irá vivenciar a mesma experiência, numa ação inédita. Na edição anterior, o Padi Dive Festival abriu a mesma possibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. O mergulho será gratuito para todos com direito a uma toalha de brinde. A organização sugere apenas que as pessoas levem roupa de banho e que se inscrevam com antecedência. As vagas são limitadas. Além dos mais de 50 expositores, o PADI DIVE FESTIVAL 2014 promove ainda 38 diferentes palestras e debates no auditório do Anhembi, abordando temas como turismo, ecologia, biologia marinha, foto e vídeo subaquáticos e educação. Entre os convidados estão: O fotojornalista Daniel Botelho é colaborador da National Geographic Society, New York Times, BBC Wildlife, TV Globo, entre tantas outras. Ele irá mostrar como é mergulhar no Polo Norte em busca das baleias Narwhal, conhecidas como “unicórnios do mar”. Suas imagens são impressionantes.

Cristian Dimitrius, eleito o melhor fotógrafo de natureza do mundo, fará palestra gratuita no Padi Festival

A bióloga Raquel Rossa acompanha os tubarões para ajudar sua preservação. Foto: Raquel Rossa

Daniel Botelho, referência mundial em imagens subaquáticas, enfrentou temperaturas negativas no Polo Norte para acompanhar as baleias Narwal.

O cinegrafista submarino e produtor de documentários Lawrence Wahba, referência internacional sobre o assunto, vai mostrar em primeira mão seu novo trabalho com os grandes tubarões das Bahamas. Wahba é pioneiro no “Shark Diving” e no movimento de defesa dos tubarões no Brasil desde 1995. É autor de mais de 300 matérias de televisão e 40 documentários rodados em todos continentes, exibidos em mais de 100 países.

Poucos sabem que Karol Meyer é a maior recordista mundial na história desportiva do Brasil. Conhecida como Karol Peixe ela é um ícone mundial no mergulho livre – mais conhecido como apneia. Ela já foi diversas vezes campeã mundial e está no Guinness Book, o Livro dos Recordes, por ter conseguido permanecer incríveis 18 minutos e 32 segundos debaixo d’água sem respirar.

Foi campeã mundial também descendo 121m no mar de Bonaire, sem oxigênio. Ela dará dicas de como prolongar a permanência na água, dividindo técnicas e procedimentos. Premiado pelo Emmy Awards 2013 como o melhor fotógrafo de natureza do mundo, o também biólogo Cristian Dimitrius irá compartilhar suas melhores histórias ao lado de crocodilos, serpentes, hipopótamos, moreias e tantos outros animais. Dimitrius é conhecido do grande público por apresentar o quatro Domingão Aventura no programa do Faustão.

Os tubarões também serão o destaque na palestra da bióloga e ex-modelo Raquel Rossa, embaixadora do mar do Instituto Sea Shepherd Brasil e da Divers for Sharks. Ela roda o mundo fotografando esses animais e ajuda na conservação da espécie. A lista completa está disponível no site www.padifestival.com.br. O acesso às palestras também será gratuito. O auditório comporta 300 pessoas. Inscreva-se com antecedência pelo site.

Novos Equipamentos

Entre as novidades de equipamentos estão os sistemas de comunicação entre mergulhadores, agora mais modernos e acessíveis, e o Side Mount, equipamento especial para ergulhos em cavernas ou lugares de difícil acesso. A principal diferença é que os cilindros, normalmente usados nas costas dos mergulhadores, ficam nas laterais. São também menores e mais leves e facilmente “destacáveis” para poder entrar em fendas e buracos bem estreitos.

Mercado

Estima-se que no Brasil existam cerca de 260 mil mergulhadores credenciados, num mercado que gira aproximadamente R$ 200 milhões por ano. Em apenas 13 anos o Padi Dive Festival tornou-se referência Latino Americana no segmento de mergulho e teve um crescimento exponencial. Em sua 1ª edição houve apenas 70 visitantes. Na última, em 2013, foram 10 mil pessoas. A expectativa é receber um público 20% superior ao do ano passado.

Arte

Este ano o Padi Dive Festival terá o artista plástico Erick Wilson pintando um mural gigante ao longo dos três dias de eventos, dando início ao seu projeto Gigantes do Mar. Ele pretende criar 80 murais espalhados pelo Brasil com criaturas marinhas pintadas em tamanho natural.

Crianças

Pela primeira vez as crianças terão uma área só para elas: o Padi Kids. Haverá monitores e educadores acompanhando as atividades com temas relacionados ao fundo do mar. O espaço será gratuito, terá sucos e lanches e receberá crianças entre 2 e 8 anos. SERVIÇO O que: 14º PADI DIVE FESTIVAL. A maior feira de mergulho da América Latina. Quando: De sexta 11 à domingo 13 de abril de 2014. Horários: Sexta das 12h às 21h, sábado e domingo das 9h às 20h. Local: Palácio das Convenções do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209 São Paulo –SP. Quanto: Gratuito para quem sem inscrever no site ou no app ou R$ 20 para quem chegar na hora sem inscrição prévia. Tel.: 5034-9966 / 98227-4667 e 98241-3040 Sobre a PADI A PADI – Professional Association of Diving Instructors – é uma associação internacional que visa capacitar e certificar mergulhadores recreativos, sendo a única respaldada com a certificação ISO. Presente em mais de 183 países, a PADI certifica mais de 17 mil novos mergulhadores a cada ano no Brasil e mais de 1 milhão em todo o mundo. Somente no Brasil a PADI já certificou cerca de 200 mil mergulhadores em seus 86 centros de mergulho. Relação com imprensa e mais opções de fotos 3871-1008

Fonte: Assessoria