Hoje,gostaria de falar sobre vacina e da imunização no mundo.A necessidade de solidariedade para a imunização de rebanho internacional.
Ao acordar todos os dias,verifico como está a vacinação,no mundo.Olho ,com muito cuidado e carinho para os países mais pobres.E com muito pesar,muita tristeza,verifico a situação na Africa,onde apenas 7./. da população foi vacinada.Alguns países nem sequer atingiram 2./..A pandemia é mundial!As comemorações de alto índice de vacinação são vitais mas sem uma imunidade de rebanho mundial,ficaremos fechando e abrindo fronteiras e quiça criando guetos de covid free.
O programa Covax da OMS que queria democratizar o acesso a vacina não funcionou.Varias variantes podem aparecer em países com índice reduzido de vacina,como a Africa do Sul,com a variante Omicron do Sars-Cov-2 e a Beta naquele pais.A nova variante se propaga rapidamente e chega nos vôos ,sobretudo em grandes hubs internacionais.Aeroportos e fronteiras não podem ficar como cão sem dono,o que tem inclusive ocorrido no Brasil,apesar de forte recomendação da Anvisa.
O mundo assiste a novas medidas implementadas por ter se descuidado da máscara.Ela não pode ser abolida nas ruas,em lugares fechados,nos shoppings...Vejo,com apreensão postagens de donos de estabelecimentos de entretenimento e alimentação nas redes,com fotos que apresentam uma falta de respeito pela situação que se nos apresenta.Outros,omitem-se e preferem alegar que a economia precisa continuar.Será que adianta retomada sem cuidados especiais e possível volta de um caos?
Estamos também numa confusão grande com a possível realização do Réveillon e do Carnaval.Cientistas e estudiosos como a Dra Margareth Dalcolmo são contrários.Várias cidades no Brasil e no mundo já cancelaram os eventos mas o Rio insiste.A população flutuante encabeçada por turistas vai contribuir com a aglomeração e não teremos como controlar os vacinados.Anunciam até aumento de blocos.O fato do Rio ter um índice elevado de imunizados não é uma resposta positiva para incentivar tais certames.
Há muita omissão,por parte daqueles que só enxergam o fator econômico e que não preconizam vidas.Por outro lado,há também um sentimento de limite atingido em algumas pessoas.Partem para um fazer de tudo como se a pandemia tivesse acabado e sem se preocupar muito com o day after.Tratam pouco da saúde mental e vivem uma fobia de entretenimento ,custe o que custar.
Vamos,por favor,nos sensibilizar com os países que vivem situação de calamidade e que necessitam urgentemente das vacinas.Há outros problemas que ocorrem e que vão agravar a saúde do mundo.Se não há o nobre sentimento da solidariedade,que o façam para proteger os seus.
Comentários