A Feira literária de Vassouras

O Vale do Café e os Eventos.A importância do livro e de uma feira literária no atual contexto do Brasil,que despreza a Cultura.A possibilidade do livro mudar percepções individuais.O calendário de eventos e sua diversificação.

A consolidação do Vale do Café passa pela estruturação e diversificação de um novo calendário de eventos,que possa servir para captar turistas,com diferenciais competitivos de criatividade e que tragam ao mesmo tempo um vento de prosperidade, através de um olhar de reflexão para os tempos atuais.

Eventos não condizem com atividades sem nexo causal com a realidade onde acontecem e devem trazer uma possibilidade de fortalecimento da comunidade local e serem produzidos ,via de regra, na baixa estação.

A Prefeitura de Vassouras,através da Secretaria Municipal de Cultura acertou em cheio ao realizar uma feira Literária de 01 a 07 de setembro.No atual contexto brasileiro,o livro é um instrumento de luta e de percepção da Democracia.E serve para mostrar uma forma efetiva de combate continuo a uma escuridão impetrada pelos que desconhecem a Cultura .

A relevância da feira nasce por sua originalidade de não apenas trazer grandes autores para lançamentos,o que deve claro ser incluído na sua concepção mas fortalecer e incentivar os autores locais.É importante ressaltar que mais de 100 escritores estão presentes no nosso Vale e Vassouras é um dos celeiros.

É um trabalho ,em última instância também de incentivo a leitura e ao livro impresso,para os jovens que ali se encontram e que vivem uma época de grande vivência na internet e redes sociais e que precisam parar para sonhar.Com romances,com poemas,com memórias afetivas ,com sabores da introspeção positiva da descoberta das palavras.

Não só a comunidade anfitriã mas os turistas vão se deliciar com uma certeza de que na literatura encontramos alicerces para nosso desenvolvimento intelectual e afetivo.Esperamos com ansiedade a movimentação da cadeia produtiva,lembrando os esforços positivos de produção de livros durante a Pandemia,que ainda não acabou mas que pode mudar os rumos do Turismo e do Setor de Eventos,não com eventos pontuais,pessoais e políticos mas com uma vontade de estabelecer parâmetros de sustentabilidade .

Eu acredito a cada dia que passa no Livro,como um elemento de revolução de um país que tem dormido na escuridão,por força de politicas equivocadas de inclusão.