8º Fórum Instituto Unimed debate “Futebol e Sociedade”

Evento acontece no dia 16 de maio e reúne convidados para reflexão sobre a influência do futebol em um contexto social e contemporâneo

Em ano de Copa do Mundo no Brasil, o Fórum Instituto Unimed RS chega a sua 8ª edição propondo debate sobre o tema que não sai da pauta dos brasileiros: "Futebol e Sociedade". A escolha do assunto considera não apenas a paixão nacional da "pátria de chuteiras" e o campeonato mundial, mas o contexto sociológico pós-manifestações de rua, desencadeadas nas redes sociais e que mobilizaram o país em 2013. O Fórum será realizado no dia 16 de maio, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre/RS, e reúne convidados de diferentes áreas para propor reflexões a partir de ângulos distintos.

Sociedade, política e esporte são as vertentes abordadas na discussão, com a presença de autoridades, políticos, filósofos, antropólogos, médicos, jornalistas e jogadores. É mais do que um assunto obrigatório das rodas de bate-papo do país que vai sediar a Copa do Mundo 2014 e que incorpora cada vez mais a temática futebolística no imaginário cotidiano da população em geral.

Nas suas outras sete edições, a proposta da Unimed para o Fórum também foi a busca de respostas para indagações contemporâneas da sociedade. O início do evento teve um enfoque inovador para quebrar paradoxos de uma entidade de médicos. O formato deu certo e o Fórum Político Unimed/RS se consolidou, ajustando-se a um novo impulso comportamental amparado na missão institucional e social do Instituto Unimed que agora instiga um amplo viés sociocultural.

A edição de 2014 reúne mais uma vez médicos e convidados para discutir o tema agora mais que presente na pauta dos brasileiros: o futebol. É a proposta de refletir uma temática que agora ocupa grande parte da rotina do país. Tudo em um único dia com programação que se estende das 9h às 18h, no Teatro do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80 - Porto Alegre/RS). A entrada é franca. As inscrições podem ser feitas pelo site http://institutounimedrs.org.br/.

Programação:

9h15min – Cerimônia de abertura

10h - Painel 1

Germano Rigotto - Ex-governador do Estado do RS

Marco Maia – Deputado

Roberto DaMatta – Antropólogo e escritor

Âncora: Rogério Mendelski - Jornalista

12h - Intervalo

13h30 – Aquecimento

André Damasceno - Humorista

14h - Painel 2

Gilles Lipovetsky - Filófoso/Sociólogo

Lasier Martins - Jornalista

Nilson Luiz May – Médico e escritor

Âncora: Juremir Machado - Jornalista

16h - Painel 3

Diogo Olivier - Jornalista

Emerson Rosa - Ex-jogador

Júnior - Ex-jogador

Luiz Carlos Reche – Jornalista

Marcelo Gonçalves - Ex-jogador

Nando Gross – Jornalista

Soninha Francine – Jornalista e escritora

Âncora: Juca Kfouri - Jornalista

*programação sujeita a alterações.

Para referência – Fórum Instituto Unimed

O evento, que se encontra na 8ª edição, reúne políticos, jornalistas, lideranças cooperativistas, profissionais liberais e filósofos nacionais e internacionais, em um formato dinâmico e no qual os participantes têm a oportunidade de esclarecer as dúvidas de um seleto grupo de debatedores. Um dos traços característicos do Fórum é a discussão marcada pela pluralidade de opiniões e divergência de ideias. Prova disso é que já trouxe à capital gaúcha o médico e ex-presidente da República Oriental do Uruguai Tabaré Vázquez, o sociólogo francês Dominique Wolton, o filósofo Luiz Felipe Pondé, o filósofo e ex-ministro da Educação da França Luc Ferry, o psicanalista e escritor Contardo Calligaris, o jornalista Fernando Gabeira e a filósofa e professora Márcia Tiburi.

Para referência – Instituto Unimed

O Instituto Unimed/RS integra o Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS, juntamente com a Federação Unimed/RS, a Central de Serviços e a Uniair, atuando na coordenação estadual de projetos sociais, culturais, políticos e ambientais em conjunto com as 27 Singulares federadas. É definido como a “face social” da Unimed, pois é através dele que se aprofundam os laços de convivência com as comunidades onde os médicos cooperados vivem e trabalham, relacionando-se com cerca de quase dois milhões de beneficiários diretos, alcançados pelos planos de saúde e de medicina preventiva. O Instituto caminha rapidamente para se tornar referência em ações em prol da sociedade, no Estado e no País, carregando com orgulho a marca de sucesso do Cooperativismo Médico Gaúcho.

Fonte: Assessoria