#77-Temporada 02 - Governo do Estado de São Paulo anuncia volta das Feiras e Congressos a partir de 17 de agosto

O anúncio foi feito com exclusividade pela Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, durante a LIVE do Conecta 6.0, que tratou dos resultados da Expo Retomada 2021 e seus reflexos para a reabertura do setor.

Feiras, Congressos, Convenções e eventos congêneres devem retornar a partir do dia 17 de agosto. A notícia foi dada com exclusividade pela
Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen, durante a LIVE do Conecta 6.0, que tratou dos resultados da Expo Retomada 2021 e seus reflexos para a reabertura do mercado.

O Conecta 6.0, programa de entrevistas e debates, com transmissão exclusiva no canal do Portal Eventos no Youtube, vai ao ar quinzenalmente, com apresentação de Sergio Junqueira Arantes.

Na noite desta quarta-feira, 28 de julho, o tema do programa foi #Live 09: WRAP UP EXPO RETOMADA e teve como convidados, além da Secretária Estadual Patrícia Ellen, o vice-presidente da Ubrafe, Paulo Ventura, o idealizador da Expo Retomada, Paulo Octávio de Almeida, o P.O., e o diretor executivo da ABRACE e Coordenador de Biossegurança da Expo Retomada, Paulo Passos Filho, e tinha por objetivo fazer um balanço da realização da Expo Retomada evento teste homologado pelo Governo do Estado de São Paulo e, com os resultados apresentados pela feira, seus reflexos no calendário da retomada das feiras, congressos, convenções e eventos comerciais no estado de São Paulo.

No sábado (25) a Prefeitura de São Paulo já havia publicado um Decreto, revogando todos os dispositivos legais municipais anteriores, autorizando a retomada deste perfil de eventos assim que a vacinação da primeira dose contra o Covid-19 atingir a marca de 80% da população elegível na Capital, e transferindo para o Governo de São Paulo as regras e protocolos que organizadores e promotores terão que seguir para a realização de seus eventos.

LEIA MAIS: Prefeitura de São Paulo libera realização de Feiras, Congressos e Convenções

Durante a LIVE desta quarta-feira, a Secretária Patrícia Ellen anunciou a liberação da retomada das Feiras, Congressos, Convenções e afins a partir do dia 17 de agosto, e os protocolos que organizadores e promotores terão que seguir para realização dos mesmos.

Os eventos testes que estão sendo promovidos pelo Governo do Estado de São Paulo, sob a liderança de Patrícia Ellen, tem entre seus objetivos verificar a implementação de determinados protocolos que tornem a visitação destes eventos seguros do ponto de vista da disseminação do Covid-19.

Patrícia Ellen anunciou a Retomada Segura, anunciado hoje na LIVE do Conecta 6.0, e que será colocado em prática a partir do dia 17 de agosto, irá replicar todos os protocolos de segurança adotados durante a Expo Retomada.

"Hoje foi um dia muito importante. Graças ao aprendizado aqui com vocês, e com a redução dos números da pandemia, podemos dar um salto muito importante na retomada", declarou Patrícia Ellen. "É com muita esperança que hoje damos um passo importante na retomada, inclusive lançando oficialmente a nova etapa de gestão da retomada econômica, que se chamará Retomada Segura".

"Dia 17 de agosto é muito importante para Feiras e Eventos. A gente muda completamente a lógica de gestão da pandemia, mantendo os protocolos de mascara e distanciamento", anunciou. "Nós retiramos as restrições de atividade. Tanto do tipo de atividade, quanto do horário".

"Vocês já podem começar a agendar seu cronograma de feiras e eventos, lembrando que com o evento modelo da semana passada, nós já mostramos que é possível manter o distanciamento social e os protocolos. Vocês conseguiram comprovar que conseguem evitar aglomerações, que é o que permanece proibido".

Ao se referir aos dirigentes de entidades e organizadores do evento presentes na LIVE, Patrícia Ellen afirmou que os mesmos são os padrinhos da Retomada Segura dos eventos de negócio. De acordo com a secretária, os resultados da Expo Retomada mostram como a soma da vacinação com os protocolos dá ao Governo de São Paulo segurança de anunciar a retomada do setor.

"Fiz questão de entrar aqui, hoje, por que vocês respeitaram os protocolos e fizeram um modelo que eu não vi em lugar nenhum do mundo. E vocês merecem o título de Padrinhos da Retomada. Não é comparando [os protocolos implantados na feira] com São Paulo. é com o resto do mundo. Não mais evento teste. Criamos um evento modelo. Referência para o setor e para o mundo. Aprendi isso com vocês", completou. "Adorei que as maiores críticas que conseguiram fazer a vocês é que parecia um evento de filme de ficção científica. Se isto é uma crítica, fiquei até feliz de ouvir".

Paulo Passos Filho comemorou o anúncio feito ao vivo na LIVE, afirmando que a com esta notícia, Patrícia Ellen passa a ser a Madrinha da Retomada do setor de Feiras e eventos de negócios. "É importante que as pessoas saibam que esta notícia maravilhosa que foi dada agora, começa seis meses atrás, quando a Patrícia Ellen pegou o nosso problema, tomou conta e disse: eu vou resolver. Chamou o setor para uma reunião e começou a construir todo este processo", disse ainda durante a LIVE. "Tomo a liberdade de nomear a secretária como Madrinha do Setor, pois ela capitaneou este processo de uma forma maravilhosa".

Patrícia Ellen explicou que eventos com público em pé, que não tem controle de aglomerações, continuam proibidos, e deu o exemplo de eventos com torcida ou multidões, que não tem controle do público. Estes eventos serão incluídos nos eventos modelo futuros, para ver se conseguem encontrar outros formatos. "O governador anunciou hoje a antecipação do Dia da Esperança, o cronograma de vacinação de adolescentes e agora a Retomada Segura".

"Se o objetivo era o dar o exemplo de como fazer um evento seguro, nós demos", afirmou P.O. Almeida após o anúncio de Patrícia Ellen.

Já o vice-presidente da Ubrafe, Paulo Ventura, fez questão de ressaltar o papel desenvolvido pelas mulheres durante o processo da retomada, parabenizando Patrícia Ellen no âmbito estadual e Aline Cardoso (Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico da Cidade de São Paulo) no âmbito municipal. "Ouve uma sinergia muito grande entre as duas, e ficou muito forte este processo de vocês, mulheres, comandando este processo, muito delicado, conduzindo de uma forma brilhante, e tendo uma percepção clara de que nosso negócio sofreu muito", disse.

Confira a abaixo íntegra desta LIVE história do Conecta 6.0.