6º Festival Gastronômico da Costa do Descobrimento será em junho

O 6º Festival Gastronômico da Costa Descobrimento vai mostrar o potencial gastronômico dos municípios de Porto Seguro (Arraial D’Ajuda e Trancoso), Santa Cruz Cabrália e Belmonte. Com o tema “Brasilidade – 510 anos dos sabores e da cultura brasileira”, o evento apresenta diversas atividades culturais, artísticas e musicais entre os dias 16 e 30 de junho.

O intuito do Festival é envolver e gerar negócios para os 30 restaurantes participantes já confirmados e seus fornecedores, além de beneficiar todo o trade turístico com atividades que movimentam a região como um todo. “Para isso, buscamos novamente inovar, trazendo o tema ‘Brasilidade’, que unirá a Copa do Mundo e o São João na Costa do Descobrimento”, explica Guto Morais, da Congregabahia Eventos, idealizador do Festival e promotor de ações inovadoras na região.

Segundo Morais, a Costa do Descobrimento apresenta variedade e qualidade de opções gastronômicas, influenciadas pelas culturas dos povos indígenas, portugueses e africanos, oferecendo desde a tradicional comida baiana até o melhor da culinária nacional e internacional. “Todos estes elementos comprovam um potencial gastronômico incalculável para o incremento do turismo”, afirmou.

Em países da Europa e da América Central, a gastronomia é fator determinante para a movimentação turística. No Brasil, o segmento de restaurantes, bares e similares já representa 40% do Produto Interno Bruto (PIB) do turismo. “Unindo todos estes fatores, temos a receita perfeita para o sucesso do Festival”, ressalta Morais.

Prova disto são os resultados do evento, que cresce a cada ano. Na primeira edição, em 2005, 1.500 pessoas experimentaram os pratos especiais do Festival. Em 2009, a quantidade de pratos comercializados chegou a 11.000, representando um incremento de mais de 100% ao ano.

As atividades programadas para 2010 são de dar água na boca e contemplam ações variadas em diversos pontos da Costa do Descobrimento.

Nos “Roteiros Gastronômicos”, restaurantes selecionados, de diferentes especialidades, traduzem “Brasilidade” ao mostrar a rica influência de cultura que a culinária sofre em função das mais variadas nacionalidades que aportaram e ainda aportam no Brasil, e especialmente na região da Costa do Descobrimento, desde 1500. São 30 novas receitas criadas especialmente para o Festival.

Além da culinária apresentada pelos restaurantes, a “Cidade da Cultura e Gastronomia”, no bucólico Arraial D’Ajuda, dará o toque cultural ao evento, mostrando a diversidade da cultura brasileira na música, cinema, teatro, artesanato e manifestações culturais afro-indígenas. Tudo em plena praça pública aberta a todos os interessados.

“Tem Chef na Praça” é uma sensacional ação da Escola Gastronômica, também montada na Cidade da Cultura e Gastronomia e que dá oportunidade a qualquer um de ser, pelo menos por alguns momentos, um verdadeiro chef com oficinas de culinária, palestras, demonstrações de manuseio e degustações, tudo que dá prazer a quem curte comer bem.

Os “Festins”, glamorosos jantares produzidos por chefs conhecidos internacionalmente, proporcionam um verdadeiro intercâmbio cultural gastronômico. Já estão confirmados os renomados Tereza Pain, Mônica Rangel, Dalton Rangel e Vincenzo Donnarumma. Assim como os melhores desfiles de moda, os festins mostram as tendências da alta gastronomia mundial. E, por falar em tendências, o “Seminário Tendências da Gastronomia” mostrará os caminhos da gastronomia nos próximos dez anos.

Um duelo prá lá de amigável, assim é o “Desafio dos Chefs” que, em praça pública, testa de forma criativa e divertida as habilidades de profissionais e gourmets.   

E ainda tem a produção da “Maior Moqueca do Mundo”. Na última edição cerca de 2.000 pessoas degustaram a iguaria. Para o renomado chef Márcio Moreira Santos, o evento foi “simplesmente a coisa mais linda que já vi. Lembrei da passagem da bíblia sobre a multiplicação dos peixes”, comentou o chef que atua no programa de televisão Mais Você, da Rede Globo.

De acordo com Guto Morais, os preparativos para o 6º Festival Gastronômico estão a todo vapor. “Já fechamos com os restaurantes e com renomados chefs de cozinha. Ainda na primeira quinzena de maio, lançaremos a programação completa, com grandes surpresas”, completou.

O 6º Festival Gastronômico da Costa do Descobrimento é uma realização da Congregabahia Eventos e do Porto Seguro Convention & Visitors Bureau, com execução da Trato Soluções em Eventos. Os principais parceiros são o Governo Federal (Ministério do Turismo), Governo da Bahia (Bahiatursa), Prefeituras de Belmonte e Porto Seguro, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Projeto Viva Porto.

Serviço

www.festivalgastronomico.com.br