Depois de navegar contra a maré, em 2009, ano marcado por uma crise que abalou a economia mundial, o momento é do setor da construção comemorar os resultados colhidos com muito trabalho. Quem promove a festa é o “Ranking da Engenharia Brasileira – 500 Grandes da Construção”, evento anual que já está em sua 39ª edição e vai premiar 15 empresas que se destacaram em quatro categorias – “Construtora”, “Projetos e Consultoria”, “Montagem Industrial” e “Serviços Especiais da Engenharia”, sendo que este último contempla os segmentos de fundações, geotecnia, estruturas metálicas, impermeabilização, engenharia ambiental, edif.pré-fabricadas, resíduos sólidos, fôrmas para concreto e locadoras de equipamentos, entre outros.
Para a seleção, são ouvidas diversas fontes de mercado e, além da premiação, todas as empresas ranqueadas recebem um diploma. A Deloitte, empresa conceituada que reúne um profundo conhecimento no setor da Construção, é responsável pela auditoria do ranking. O evento acontece dia 11 de agosto, no Clube Monte Líbano, às 19 horas.
Em edição inédita, um dia antes dessa grande festa de premiação, dia 10 de agosto, acontece o “Fórum Brasileiro da Construção”, das 9h às 17h, no Hotel Mercure Ibirapuera, São Paulo, uma iniciativa da revista "O Empreiteiro" em parceria com a TOTVS – maior empresa de gestão de software do País. Tendo como tema central “Articulação de um Projeto em Desenvolvimento para o Brasil no Terceiro Milênio”, o fórum promoverá um amplo debate sobre o processo pelo qual o Brasil passará para ingressar na nova era do conhecimento, deixando em segundo plano commodities e bens industriais.
"Com o reaquecimento do setor da Construção, finalmente o país está investindo volumes expressivos para modernizar a infraestrutura, que está obsoleta”, diz Joseph Young, diretor da promotora do evento. Segundo ele, o setor de Construção contribui tradicionalmente com cerca de 15% do PIB do Pais, e é importante para a economia como um todo. Young ainda destaca que a 39ª edição da premiação acontece em um momento em que a trajetória de crescimento está focada justamente em investimentos em infraestrutura – transporte, rodovias, ferrovias, metrôs, energia (geração e distribuição), petróleo e saneamento (água e esgoto) e construção industrial. E conclui: “Nós recebemos um fluxo de investimento direto crescente nos últimos dez anos de empresas que querem investir no Brasil para ter o País como plataforma de exportação”.
Além de promover o “Ranking da Engenharia Brasileira – 500 Grandes da Construção” e o “Fórum Brasileiro da Construção”, a Lithos Editora especializou-se no setor da Construção com a publicação da revista “O Empreiteiro”, que completa 50 anos em 2012.
Comentários