28ª Higiexpo anuncia recorde de público em sua maior edição já registrada

A feira, que ocorreu entre os dias 13 e 15 de agosto de 2024, segundo a organização, foi a maior em número de público visitante e expositores entre todas as edições anteriores
28ª Higiexpo, na capital paulista

A 28ª Higiexpo, que ocorreu entre os dias 13 e 15 de agosto em São Paulo, divulga números positivos do evento, segundo a organização, a feira alcançou mais de 17,6 mil visitantes durante os três dias de evento, superando todas as expectativas. Esse número mostra um aumento de 16% em relação à última edição, realizada em 2022.

Além disso, se destacou pela variedade de inovações lançadas e pela ênfase em práticas sustentáveis. A Higiexpo contou com mais de 300 marcas expostas, trazendo um enorme leque de novidades para os visitantes. 

Expositores ministraram palestras na Área de Conhecimento Amarela sobre gestão, processos e as novas tecnologias disponíveis no mercado. Já na Área de Conhecimento Verde, palestrantes abordaram temáticas voltadas para sustentabilidade na limpeza profissional, tema essencial que está sendo tratado mundialmente. Por fim, a Área de Conhecimento Azul teve foco em capacitação e formação por meio de palestras oferecidas pela Fundação UniAbralimp, com patrocínio do CECAF – Centro de Treinamento, Capacitação e Formação do Setor de Asseio e Conservação.

Segundo Nathalia Uedo, presidente da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), a edição de 2024 da Higiexpo foi sensacional. "O evento contou com áreas de conhecimento, congresso e arena sustentável, além de ter sido também um evento com sistema carbono B, ou seja, pensamos em tudo isso exatamente para os nossos visitantes", afirma.

Nathalia Ueno, presidente da Abralimp

Sustentabilidade como tema central da Higiexpo

A sustentabilidade foi o grande pilar desta edição, o tema central do congresso Higicon foi “Limpando o presente, preservando o futuro”. Realizado em paralelo à Higiexpo, a palestra de abertura foi sobre ESG (Environmental, Social and Governance) e a importância do mercado de limpeza profissional se alinhar a estes princípios, promovendo práticas que reduzem o desperdício e incentivam o descarte consciente. Além disso, conteúdos sobre negócios, estratégias de gestão para grandes resultados, valorização do profissional da limpeza, produtividade também fizeram parte do leque de temas presentes no congresso.

A 28ª Higiexpo também contou com várias iniciativas relacionadas à sustentabilidade, como a compensação de carbono das emissões geradas pelo evento através de UBCs (Unidades de Biocréditos). Uma UBC representa 1m² de bioma regenerado ou preservado na Mata Atlântica ou na Amazônia. A compensação de carbono se dará por meio do plantio de árvores nativas, em colaboração com projetos de ONGs e startups conveniadas à Carbono B, que promoveu a compensação durante a feira.

Também foi implementada a economia circular. A prática visa reutilizar todos os recursos, evitando ao máximo fazer o descarte no meio ambiente. Esse conceito foi adotado tanto na segregação de lixo, como por exemplo com o material bagum, que recicla-se totalmente, quanto em ações de expositores junto a suas montadoras. Além disso, houve a reciclagem de credenciais e a presença de ONGs que fazem a união entre o social e a sustentabilidade.

Congresso ISSA

O Higicon não foi o único congresso realizado durante a Higiexpo. Também aconteceu o Congresso promovido pela ISSA, que trouxe com exclusividade para o Brasil a certificação CIMS, que define o padrão ouro para organizações de limpeza em todo o mundo.

Mistura explosiva

Na Higiexpo, os visitantes puderam aprender mais sobre como as misturas de produtos de limpeza podem causar riscos sérios à saúde. O jogo Mistura Explosiva, desenvolvido e divulgado pelo Conselho Federal de Química (CFQ) e a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA), levou essa conscientização ao público. O jogo é uma forma de educar as pessoas sobre o assunto, uma vez que há muita desinformação a respeito.

Competições e prêmios

A Higiexpo também foi palco de uma competição de limpeza de vidros, para que os profissionais do setor pudessem mostrar suas habilidades. A competição foi organizada por Wellington de Souza Rocha, também conhecido como “Índio da Transparência”, que é o CEO do grupo Transparência Limpeza. 

O Campeonato de Limpadores de Vidros premiou seis participantes que se destacaram pela rapidez e precisão na execução das tarefas. No total, 133 pessoas se inscreveram no campeonato. Nesta edição do campeonato, seis pessoas foram premiadas: três homens e três mulheres. Em primeiro lugar do masculino ficou Mikael Russo da Transparência Limpeza, com 21.03 segundos. No feminino, quem ganhou foi a bicampeã Gabriela Vitória dos Santos, da Transparência Limpeza, com 25.41 segundos. Ela participou da primeira edição na categoria geral e foi vencedora na edição de 2022. Os vencedores ganharam um kit de limpeza profissional como prêmio, oferecido pelos patrocinadores.

O encerramento da feira foi marcado por elogios dos expositores e visitantes, que já estão de olho na edição de 2026. A edição será no Distrito Anhembi, em São Paulo, SP. A 28ª Higiexpo reafirmou a importância do evento como um espaço essencial para o networking, realização de negócios e para a atualização dos profissionais da área. Através deste evento e de diversas outras ações realizadas pela ABRALIMP, cria-se um legado importante aos profissionais que já atuam na área ou que desejam entrar no segmento.

Confira abaixo, na íntegra, o depoimento exclusivo de Nathalia Ueno ao Portal Eventos

Vídeo e imagens por: Polly Eventos


Fonte: Abralimp