27ª Higiexpo sediará Campeonato de Limpadores de Vidros

Competidores testarão suas habilidades para limpar três painéis de vidro no menor tempo possível. O vencedor representará o Brasil no Campeonato Mundial de Limpadores de Vidro, que acontece em janeiro, em Las Vegas, Estados Unidos
Higiexpo

Competidores testarão suas habilidades para limpar três painéis de vidro no menor tempo possível. O vencedor representará o Brasil no Campeonato Mundial de Limpadores de Vidro, que acontece em janeiro, em Las Vegas, Estados Unidos

A 27ª Higiexpo, maior Feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação Ambiental da América Latina, a ser realizada pela Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), de 9 a 11 de agosto de 2022, no São Paulo Expo, está se aproximando cheia de novidades a todos os participantes.

Um dos destaques do evento será a realização do Campeonato de Limpadores de Vidros, a ser promovido pela Transparência Limpezas e pela Cleartec Brasil Limpezas. Nesta competição, quem conseguir limpar três placas de vidro no menor tempo possível e de forma eficiente, será o grande vencedor.

O evento é inspirado em competições semelhantes realizadas nos Estados Unidos e Europa. “Víamos como funcionavam disputas parecidas fora do Brasil e o engajamento dos limpadores participantes com a profissão. Por isso, tínhamos o desejo de realizar algo semelhante no por aqui, transformando em uma tradição para todos os anos”, afirma Wellington de Souza Rocha, diretor fundador do grupo Transparência Limpezas, conhecido como Índio da Transparência.

A competição também visa promover a categoria profissional de limpadores de vidros. “A ideia é valorizar os profissionais que trabalham neste setor e engajá-los nesta iniciativa que reconhece a importância da sua atuação”, destaca Salvator Haim, diretor de Acervo e Memória da Abralimp.

Como funcionará a competição

O Campeonato de Limpadores de Vidros contará com três folhas de vidro, cada uma com 1.15×1.15, que deverão ser perfeitamente limpas no menor tempo possível. Os participantes terão três chances de executar os movimentos para a limpeza, que deve ser efetuada rapidamente e da forma mais eficaz. Detalhes no vidro que, porventura, ficarem sem limpeza farão com que o participante perca pontos no torneio. Os três primeiros colocados de cada dia (09, 10 e 11 de agosto) estarão classificados para a disputa final, a ser promovida no último dia da feira. Após essa competição, será anunciado o grande vencedor.

O campeão nacional estará classificado para o Campeonato Mundial dos Limpadores de Vidro, que acontecerá janeiro, em Las Vegas, Estados Unidos. Ele representará o Brasil e toda a categoria de limpadores de vidros do país.

Qualquer profissional de limpeza ou interessado poderá participar do Campeonato de Limpadores. Para isso, basta realizar a inscrição no formulário da competição e no site da 27ª Higiexpo, uma vez que o torneio ocorrerá dentro da feira.

As premiações para os melhores competidores e a horário da realização estão em definição. “Na mesma competição realizada no ano passado, conseguimos distribuir quase R$ 50 mil em premiações”, conta Índio.

História do campeonato

Conforme conta Salvator Haim, a primeira competição de Limpadores de Vidros aconteceu no Brasil em 20 de março de 1993. Em 1997, a Higiexpo sediou a final paulista da segunda edição da competição, em que os cinco melhores competidores disputaram uma vaga para o mundial, realizado pela International Window Cleaning Association, dentro de sua convenção anual, em San Antonio, no Texas. Após esses dois eventos, o campeonato só voltou a acontecer no ano passado, tendo sua próxima edição marcada para agosto na Higiexpo. Agora, a meta é que seja uma realização anual e que se torne uma tradição brasileira.

Para mais informações e inscrições, acesse: www.higiexpo.com.br.

Evento: 27ª Higiexpo e Campeonato de Limpadores de Vidros

Data: Dias 09, 10 e 11 de agosto de 2022

Local: Pavilhões 6 e 7 do São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 - Vila Água Funda)

Horário: 13h00 às 20h00

Entrada: Gratuita

Realização: Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp)