21º Festival Nipo-Brasileiro aguarda 100 mil visitantes

foi lanaçado no dia 19 de agosto, a 21ª edição do Festival Nipo-Brasileiro, que ocorre na Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema) de 4 a 12 de setembro. A expectativa dos organizadores é que cerca de 100 mil circulem pelas dependências da Acema nos nove dias do evento.

 

Enquanto convidados aguardavam pelo jantar, uma apresentação do Grupo de Taikô Wakadaiko deu uma mostra do que está por vir no 21º Festival Nipo-Brasileiro. Um show com tambores japoneses que será apresentado ao público em quatro noites do festival, nos dias 4, 6, 8 e 10. Na noite de 11 de setembro, no encerramento do evento, será a vez do Grupo de Taikô Ishindaikô, considerado pela comunidade nikkei o melhor grupo de taikô do Brasil.

 

Na solenidade de lançamento, Sérgio Takao Sato, da Tasa Eventos - empresa organizadora do festival -, exibiu ao público o vídeo oficial do Festival Nipo-Brasileiro, com um apanhado dos principais atrativos do evento, nas áreas comercial, cultural e gastronômica. Shows com cantores que são referência na comunidade japonesa, como o maringaense Joe Hirata, que ficou conhecido mundialmente ao se tornar o primeiro estrangeiro a vencer um concurso de karaokê no Japão, estão entre os inúmeros atrativos.

 

O evento contará com até 1.600 voluntários, conforme lembrou o presidente da Acema, Miguel Iwamoto, em seu discurso. “São pessoas que trabalham incansavelmente do primeiro ao último dia do evento. Com apoio deles, temos certeza de que o Festival Nipo-Brasileiro será um sucesso”, comentou. Grande parte dos voluntários são ligados a cinco entidades da comunidade japonesa na cidade: Acema, Centro Cultural e Social São Francisco Xavier, Seicho-No-Ie, Asilo Wajunkai e Tempo Budista Nishi Honganji. A essas entidades, reforçou Iwamoto, serão revertidos todo o recurso obtido no pavilhão gastronômico.

 

Também discursaram o presidente da Câmara Municipal, Mário Hossokawa, e o prefeito de Maringá, Silvio Barros. Este destacou a importância na divulgação da cidade País afora. “Vamos receber, mais uma vez, turistas de diversas regiões do Brasil que vêm para prestigiar um dos maiores eventos da cultura japonesa do País”. Hossokawa destacou o apoio dos patrocinadores, sem o qual o evento não seria possível. Em seguida, as autoridades presentes foram convidadas a participar da tradicional cerimônia do chá.