2021 vai deixar saudades? Como será 2022?

O que foi relevante no ano passado permanecerá em destaque nos próximos meses?

2021 vai deixar saudades? Como será 2022?

O que foi relevante no ano passado permanecerá em destaque nos próximos meses?

Por Vanessa Martin
08/01/22

Novamente em 2021, grande parte da nossa vida se passou atrás de alguma telinha. Os efeitos da pandemia ainda se fazem sentir no redesenho da maneira como nos relacionamos, trabalhamos e compramos.

Nos últimos meses, tivemos que nos superar e reinventar a cada dia. Intensamente. Para nos adaptar tivemos que mudar, pois o mundo que conhecíamos mudou. E, ao contrário do que muitos pensam, os recursos tecnológicos nos ajudaram a atenuar a solidão, a nos manter conectados com nossos pares, famílias e amigos e a nos prover do novo conhecimento que mantem rolando a bola da vez das oportunidades profissionais.

Entretanto, reconheço que esta evolução forçada também tem seu “dark side”, ou seu “lado negro”, como as posições e empregos que foram e serão extintos ou substituídos por outros com novas habilidades. Mesmo observando o cenário completo com todos os prós e contras, considero que o balanço é positivo. Tivemos muitas conquistas. Sobrevivemos. Nos tornamos mais fortes. Mais resilientes. Criamos correntes solidárias do bem em várias frentes. E aprendemos em poucos meses o que gastaríamos anos para obter.

Será que estou sendo otimista demais? Pode até ser. Com 2022 começando, vou renovar este positivismo e convidar você leitor(a) para continuarmos juntos na caminhada desta renovação diária de conhecimento.

Vou continuar a falar de tecnologia em eventos, mas sem jamais esquecer que ela existe para e pelas pessoas. Ela é apenas o meio e não o fim. Isso mesmo! O essencial, o insubstituível e o principal em nossas vidas pessoais e profissionais tem um destino certo: pessoas. Lembre-se sempre disso e tudo estará no lugar certo.

Há alguns anos atrás, eu lancei o meu livro sobre Tecnologia em Eventos na Inglaterra. Na época, eu estava um pouco insegura em falar sobre o assunto, apesar das décadas de experiência em eventos. Afinal, eu não tinha background no mercado de tecnologia. Passei a estudar com dedicação e ainda estudo muito sobre o assunto. Diariamente. Continuo sem saber sobre programação ou aspectos técnicos complexos necessários para o desenvolvimento de plataformas. Mas ao longo dos anos eu me tornei uma profissional respeitada e com voz ativa no país sobre o assunto junto a clientes e fornecedores da área.

Você também pode conseguir entender como este mercado gira e o que é necessário para que você se torne um(a) profissional de relevância. As melhores soluções tecnológicas já criadas ou em desenvolvimento foram feitas para solucionar necessidades especificas das pessoas. E é uma busca infindável. Quando você buscar o como (tecnologia) sem antes ter a clareza do por que, certamente estará fazendo buscas erradas. Simples assim. E ainda vai ajudá-lo a ver e criar as pontes entre os diversos conteúdos. Este olhar objetivo e desmistificado sempre foi o meu guia norteador e a base para a criação de conteúdo de qualidade que produzo. Pode ser o seu pulo do gato também.

Eu aprendi muito em 2021. Em várias frentes e áreas de conhecimento. E todas elas, inclusive as que envolvem tecnologia, destacaram pra mim que nada tem sentido se eu não prestar atenção, valorizar e dar relevância para o que as pessoas querem. O Ser Humano foi o principal destaque no ano passado e segue reinando absoluto este ano.

Começo 2022 disposta a usar este importante aprendizado para encontrar e entregar sempre o melhor conteúdo para você, seja nesta coluna, seja nos meus cursos, lives ou em um simples post nas mídias sociais. Conto com cada um de vocês para enviar seus comentários, sugestões de pauta, temas e até mesmo críticas. Juntos vamos construir muito mais e chegar muito mais longe. Obrigada.

Que venha 2022!