1º Festival de Gastronomia RS confirma aula show com chef Alex Atala

Alex Atala, chef proprietário do D.O.M. Restaurante, ministrará uma aula demonstrativa no dia 30 de junho, às 11h.
Alex Atala é reconhecido mundialmente por sua culinária inovadora




Um dos mais premiados chefs de cozinha do Brasil vai participar da programação do 1º Festival de Gastronomia RS. Alex Atala, chef proprietário do D.O.M. Restaurante, ministrará uma aula demonstrativa no dia 30 de junho, às 11h. O 1º Festival de Gastronomia RS ocorrerá entre os dias 25 e 30, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, realizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) e Casa Civil, por meio do Grupo de Trabalho em Gastronomia Regional. A promoção é da Associação Gaúcha de Tradição e Folclore (AATF).

Alex Atala é reconhecido mundialmente por praticar uma culinária inovadora a partir da variedade de sabores de ingredientes brasileiros. Baseado no conceito da gastronomia afetiva e de alma essencialmente brasileira, Atala atesta a crença no ingrediente e na cultura nacional. "É a cozinha das senhoras brasileiras, das nossas referências de mãe, avó, tia e sogra", define. A técnica e a criatividade do chef alcançaram repercussão internacional, e, atualmente, o D.O.M ocupa o sexto lugar da listagem dos 50 melhores restaurantes do mundo da Restaurant Magazine - publicação inglesa de grande prestígio.

O trabalho desenvolvido durante sua carreira pela valorização dos ingredientes, cores e sabores de todo o Brasil chamou a atenção dos críticos. Atala coleciona prêmios como os de Chef do Ano e Melhor Restaurante de Cozinha Contemporânea da revista Veja São Paulo, Chef do Ano e três estrelas do Guia 4 Rodas, Personalidade do Ano, do jornal O Estado de S. Paulo e, em 2013, entrou para a lista das 100 personalidades mais influentes da Revista Time.

O Festival

O 1º Festival de Gastronomia RS pretende mostrar e valorizar a diversidade da culinária gaúcha por meio dos produtos do Estado. Durante a programação, serão repensadas as práticas culinárias com base na história e cultura que constituem a gastronomia regional. Com a temática voltada à alimentação, serão promovidos encontros, descobertas e trocas de conhecimentos. O Festival aproximará chefes de cozinha, cozinheiros, empresários, estudantes e profissionais do setor de alimentação e bebidas dos produtores locais, evidenciando o processo de transformação dos insumos até a elaboração dos pratos que chegam à mesa dos consumidores.

Fonte: Palácio Piratini