Trabalhando no presente e construindo o futuro

Uma das grandes oportunidades que os eventos proporcionam é o networking. E é o caso da Núcleo Cenografia, que conheci através das oportunidades que nos facilita as associações do nosso mercado, uma história fascinante que resolvi compartilhar por aqui.


Uma das grandes oportunidades que os eventos proporcionam é o networking. Para nós, que trabalhamos nessa indústria, esse é um dos grandes valores que não só transmitimos aos nossos clientes, mas também desfrutamos em sua totalidade.

É um intercâmbio de experiências que nos faz ter contato com grandes histórias e empresas. E é o caso da Núcleo Cenografia, que conheci através das oportunidades que nos facilita as associações do nosso mercado, especificamente a ABRACE (Associação Brasileira de Cenografia e Estandes). Em uma das enriquecedoras reuniões, me encontrei conheci a Sulla Costa, Diretora de Atendimento da Núcleo.

A Núcleo tem um ótimo histórico de abrir os olhos para novas oportunidades do mercado -também outra grande possibilidade que o setor de Eventos nos proporciona-. E eu gostaria de compartilhar com vocês para que possamos fazer, deste 2023, um ano de expansão.

É importante contar essa história desde dentro. Por isso, conversei com a Sulla Costa e com o Luciano Angelini, Diretor Criativo, sobre o trabalho que a Núcleo tem desenvolvido para alcançar novos negócios com muita qualidade e boas entregas. Algo que, vocês sabem, é fundamental para o mercado em que trabalhamos. Afinal, um dos nossos melhores “cartões” é um projeto de qualidade entregue e disponível para visitação.

Fazer diferente é um diferencial

A cenografia é a roupa do evento. Aquilo que traz os visitantes ao mundo idealizado pela marca para aquela ocasião. A Núcleo Cenografia tem como base o trabalho corporativo, trazendo as nuances da marca para dentro do evento. Mas não se fechou a este segmento e vem colhendo os frutos dessa decisão com o passar do tempo.

Em 2019, fez sua primeira experiência no segmento natalino. Uma árvore azul que combinasse perfeitamente com a identidade visual do cliente. Mas como o desafio faz parte dos projetos Núcleo, a árvore seria montada do lado de fora do edifício, sujeita a chuva e vento e combinada com uma parada natalina.

O grande diferencial deste projeto para todos os outros anteriores, era entender qual seria a melhor estrutura para essas condições climáticas somada ao fato de que, até então, as montagens da empresa eram para eventos de no máximo dias. Esse ficaria exposto por meses.

O projeto foi entregue com qualidade e abriu a Núcleo para este grande mercado. Neste último ano de 2022, quem visitou o Shopping Paulista pôde ver com detalhes a criação da dupla de artistas Polyheads, Tico Volpato e Pedro Elias, tomar forma e se transformar em uma belíssima decoração natalina feita com papel.

A Sulla e o Luciano ainda comentaram que a Núcleo também tem trabalhado em festivais de músicas, um projeto diferenciado de iluminação da Ponte Estaiada e até com projetos permanentes instalados nas empresas dos clientes. Novos mercados, novas possibilidades, mas sempre prezando pela qualidade e bom relacionamento.

Por que devemos nos abrir a novas possibilidades?

A pergunta correta é: “por que não?”. Manter os olhos famintos por novos mercados deveria ser o padrão para todos nós. E não estou falando apenas do ponto de vista empresarial, nós como profissionais também deveríamos manter a curiosidade aguçada para aprender sobre novos assuntos que possam impactar positivamente em nosso trabalho.

É o que a Núcleo tem feito. De acordo com eles, as agências parceiras já identificaram na Núcleo a possibilidade de construir projetos diferenciados. E essa identificação faz com que os clientes ganhem mais confiança nos projetos, agregando a empresa já no início do seu planejamento. Algo extremamente positivo, pois há uma troca de ideias prévia que ajudará durante todo o processo evolutivo do projeto. Planejamentos mais extensos geram mais qualidade, que consequentemente ganham mais visibilidade e a roda da Núcleo seguirá girando.

Além de ser uma excelente forma de fidelizar clientes, criando parcerias mais fixas e duradouras, graças à capacidade de criação conjunta.

Contudo, nada disso seria possível se não houvesse um trabalho anterior a este projetos e, obviamente, a este resultados positivos: o trabalho de marketing. A divulgação dos trabalhos através das redes sociais e do networking foi a base para que o mercado pudesse identificar a Núcleo como uma empresa parceira no momento de desenvolver projetos diferenciados. E é essa a marca que eles querem deixar: projetos inovadores e de qualidade, que façam os visitantes ou convidados brilharem os olhos.

Chegar a este patamar exige muito trabalho, mas pessoalmente, creio que vale a pena. Aproveitar as oportunidades não é “atirar para todos os lados”, sem uma clara ideia do que a nossa marca significa. Mas sim, entender como a nossa marca pode performar naquele novo segmento. Essa é uma lição valiosa que podemos tirar.

O que está por vir?

A Núcleo acredita em um ano de agenda positiva e mais planejado do que o que acabamos de viver. Como quase todas as empresas do mercado, o ano de 2022 ficará marcado pela avalanche de projetos que atingiu nossos planos. E com eles não foi diferente.

Por isso, eles deram um passo atrás ainda no final do ano para planejar com cuidado o ano seguinte, buscando que em 2023 eventos repentinos não sejam rotina. Dessa forma, conseguirão uma organização diferente tanto financeira, quanto da equipe responsável por cada projeto. Neste final de dezembro/começo de janeiro, inclusive, já estão trabalhando em projetos de março.

Trazer esse texto como primeiro do ano tem uma justificativa e lição valiosa: abrir nossos olhos Não só para as oportunidades que surgem no mercado ou até mesmo que são oferecidas pelos nossos clientes - como foi o caso da Núcleo-. Mas também para fazer nosso ano diferente em termos de organização.

É vital que o tempo de sobrecarga tenha ficado para trás. Isso fará bem para a nossa empresa e, principalmente, para nossa equipe. O ano já começou e meu convite é para que façamos diferente.

Ótimo 2023 a todos!