Não existe na comunicação uma solução, uma forma absoluta de motivação, que afirme que o que motiva um, motiva a todos. Da mesma forma campanhas viagens e eventos, ainda que sejam produtos motivacionais.
Cada um representa um conceito uma estratégia, um público diferenciado, uma linha de comunicação. Massa só em bolo.
Talvez a razão desse erro estratégico se deva ao desconhecimento das características essenciais, e necessidades do turismo de eventos e incentivo, por parte dos agentes turísticos públicos e privados e clientes.
Refletindo: temos que mudar todos os processos, a todos os níveis, em toda a cadeia de serviços, inclusive os clientes.
Cabe às empresas escolher a melhor opção, utilizando métodos que ajudem a desenvolver processos, valorizando mudanças, comportamentos, sem nunca esquecer que a principal premissa é motivar.
Isto implica que não basta criar uma viagem de incentivo, um destino, um evento sem considerar a cultura empresarial, o conceito temático da campanha, a importância que a viagem representa ou pode representar no aculturamento da organização, mesmo sendo um prêmio.
A fórmula é simples: realinhar cultura, valores, inovação e qualidade de vida.
Assim, é fundamental que o primeiro passo seja conhecer as premissas e exigências de uma viagem de incentiva ou corporativa, o mais importante é não esquecer o perfil de seus participantes, suas potencialidades antes de implantá-la.
As viagens corporativas, congressos ou viagens de incentivo podem ser o suporte de pequenas ações ou grandes projetos, porém, são a base o gatilho, das grandes mudanças que o mercado de incentivo espera.
De acordo com o setor de viagens corporativas, a posição das viagens corporativas voltou aos resultados de 2019, uma boa noticia desta retomada.
Após esta pequena explanação vou tentar pontuar os principais erros estratégicos que envolvem destinos para viagens de Incentivo e Eventos
Ponto 1
Independente do objetivo de uma campanha ou evento, o tema conceitual é a espinha dorsal de toda a comunicação.
O tema serve para conceituar e alimentar todas as ações motivacionais, para premiar, para estabelecer o destino da viagem, o que nem sempre acontece, desvirtuando o conceito das viagens de incentivo
Ponto 2
O tema de preferência deve estar associado ao objetivo e a realidade dos participantes.
Um Tema para um evento ou uma campanha para médicos ou laboratórios nunca é o mesmo de um tema para a indústria, da mesma forma a viagem.
O tema define a linha criativa da campanha, sustentando a comunicação motivacional da campanha.
Ponto 3
Por que escolher um destino, ou um local para realizar um evento totalmente desassociado do tema?
Um destino para fazer compras ou um destino que o gerente de marketing goste?
Ponto 4
Sempre escutei que as viagens de incentivo são memoráveis, que deixam um residual por mais de oito anos.
Será que numa viagem a Miami as compras deixaram algum residual?
Ponto 5
Mesmo com um destino exótico, um destino que provoque uma experiência é fundamental que esse destino possa ser explicado e adequado conceitualmente à ação conceitual que estão participando
Mesmo sem querer que este artigo se transforme num contexto didático e chato, acho importante ressaltar os pontos positivos e negativos.
Para finalizar resgato mais um item importante nas viagens, principalmente corporativas, o planejamento detalhado, deixando bem claro que uma viagem corporativa não é uma viagem de turismo. Este é um passo estratégico e responsável para o sucesso das suas viagens corporativas.
Outro ponto tão importante quanto, é uma política de responsabilidades e gastos, necessária para otimizar recursos e tempo.
Assim, delimite as metas e objetivos a serem atingidos com as viagens corporativas.
Qual a finalidade? Fechar vendas? Aumentar o networking?
Com tudo bem definido, faça um detalhamento das responsabilidades e objetivos de cada participante, sempre de modo alinhado com sua equipe de finanças e quaisquer outras lideranças interessadas.
Destaque sempre quais serão os limites de gastos, parcerias a serem firmadas na viagem, pontos de contato, e assim por diante.
Importante: não fique aborrecido destas dicas que provavelmente você já conheça, não sei o perfil de todos os leitores, assim, não se esqueça de pesquisar internamente a opinião dos seus colaboradores e preferências, e nunca deixe os seus funcionários saberem das novidades da organização pelas redes sociais ou imprensa, eles devem ter a sua prioridade
Obrigado
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