Accor anuncia-se como Empresa Mobilizadora do Fórum Empresas com Refugiados

A iniciativa é do ACNUR e Pacto Global da ONU no Brasil, e o compromisso foi divulgado oficialmente durante o 2º Encontro Anual do Fórum Empresas com Refugiados, realizado na sede da Accor em São Paulo
Apresentação de Thomas Dubaere, CEO da Accor Américas, durante o evento

A Accor, líder mundial em hospitalidade, reforça seu compromisso com a inclusão de pessoas refugiadas e assina acordo como Empresa Mobilizadora do Fórum Empresas com Refugiados, iniciativa da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e do Pacto Global da ONU no Brasil. O Fórum é formado por mais de 90 empresas e organizações empresariais interessadas em apoiar a inclusão de pessoas refugiadas no mercado de trabalho. E visa promover ações de capacitação para a contratação de pessoas refugiadas e compartilhamento de boas práticas de inclusão.

Como empresa mobilizadora, a rede hoteleira se compromete a promover a contratação e inclusão laboral de pessoas refugiadas, participar das atividades promovidas pelo Fórum e a mobilizar outras empresas para adesão à iniciativa e engajamento na temática de inclusão de pessoas refugiadas.

O marco foi celebrado oficialmente durante o 2º Encontro Anual do Fórum Empresas com Refugiados, realizado pela ACNUR e Pacto Global da ONU no Brasil, em parceria com UNICEF, OIT e ONU Mulheres. O evento, que ocorreu na sede da Accor, em São Paulo, teve uma agenda repleta de painéis sobre temas de diversidade e inclusão de pessoas refugiadas com a presença de importantes líderes como Tayná Leite, Gerente Sênior de Direitos Humanos e Trabalho do Pacto Global da ONU no Brasi; Davide Torzilli, representante do ACNUR no Brasil; além de nomes das empresas Amcham, BRF, Foundever, Grupo Mulheres do Brasil, Hospital Albert Einstein, entre outras empresas.

 Durante o encontro, Thomas Dubaere, CEO da Accor Américas para a divisão Premium, Midscale & Economy, comentou sobre o papel fundamental do Grupo para fomentar a igualdade social, cultural e étnica por meio de seus projetos. “É uma honra compor o grupo de empresas mobilizadoras do Fórum Empresas com Refugiados. Na Accor, acolhemos a todas as pessoas, aceitando e valorizando suas diferenças para promover uma cultura de inclusão e estamos empenhados em fazer de nossas atividades um verdadeiro elevador social, para que todos possam aprender, crescer profissionalmente e melhorar seu bem-estar pessoal”.

No evento, foi lançado um guia com orientações para as empresas que querem contratar jovens refugiados e migrantes, uma parceria do Fórum com 1MIO, programa do UNICEF. Além disso, foram apresentados dados do estudo “Mercado de Trabalho para Pessoas Refugiadas no Brasil”, realizado pelo Colettivo, pilar de Diversidade, Equidade e Inclusão da Vagas.com, em parceria com o Fórum. De acordo com a pesquisa, mais da metade 

Em um dos painéis, Fernando Viriato, Vice-Presidente Sênior de Talento & Cultura Accor Américas na divisão PME, comentou sobre como as empresas são peças fundamentais para inclusão das minorias no mercado de trabalho. “As organizações têm em mãos um grande poder de transformação na sociedade e precisamos ter mais pessoas dentro das empresas que representem e defendam a causa de refugiados, incentivando com que todo o ecossistema avance”.